WORKSHOP

Conexão Embratur: trade turístico amazonense recebe capacitação durante workshop em Manaus

Evento focado em inteligência de dados reuniu representantes de agências de viagem, receptivos, hotéis, guias turísticos, consultores e estudiosos
Divulgação/Embratur
Membros do trade turístico do Amazonas participaram de qualificação da Embratur e Sebrae em Manaus

26/03/2024 – O trade turístico do Amazonas se reuniu para o workshop Conexão Embratur, realizado na capital do estado, Manaus, no último dia 19. Voltado para preparar os setores turísticos dos estados brasileiros para divulgarem seus destinos no exterior, o evento focou em inteligência de dados e nos números que a Agência disponibiliza para orientar as ações de governos e empresas, e otimizar a divulgação de destinos turísticos.

Outro ponto abordado foi a importância de a região, no coração da Amazônia, adequar práticas para se tornarem mais sustentáveis. Supervisora de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Rafaela Lehmann destacou que os presentes levarão a informação para os profissionais do turismo que não participaram do evento, multiplicando a informação. 

“O encontro proporcionou trocas sobre a necessidade de desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável, como uma estratégia de posicionamento para o estado, assim como a importância de se utilizar a inteligência de dados para melhorar a experiência dos turistas internacionais nos destinos amazonenses”, destacou Lehmann.

Também participaram do encontro, realizado no SebraeLab, o supervisor de Inteligência da Embratur, Cristiano Borges, e o analista do Sebrae do Amazonas, Fabio Souza. 

Para Souza, o workshop ajuda a despertar o interesse de empresários em melhorar a capacitação dos profissionais que atuam no recebimento de turistas internacionais. “O Sebrae Amazonas quer preparar os pequenos negócios para recepcionar o turista internacional, não apenas em serviços, mas desde a gestão e capacitação, que são itens que podem ser fundamentais para que esse empreendedor se destaque”, destacou.

O Amazonas é estratégico para a diversificação na promoção do Brasil no exterior por conta do grande número de destinos de natureza, setor em que o país tem potencial para se tornar liderança mundial.

De acordo com o Painel de Dados da Embratur, no ano passado, o Amazonas recebeu, até outubro, mais de 20,4 mil turistas estrangeiros. Desses, pouco mais de 61% viajaram a lazer. Ainda de acordo com o levantamento, muitos desses turistas acessaram o estado por conexão doméstica com voos que saíram de São Paulo (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).