CAPACITAÇÃO

Trade turístico de São Paulo se reúne em workshop de aperfeiçoamento do Conexão Embratur

Evento da Agência e do Sebrae trabalhou no aperfeiçoamento de empresários, profissionais e lideranças do setor no estado que mais recebe visitantes estrangeiros
Divulgação/Embratur
Encontro na Faculdade Sebrae reuniu 47 participantes do trade turístico de São Paulo

26/03/2024 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, reuniu representantes do trade turístico do estado de São Paulo para uma edição do Conexão Embratur. O workshop aconteceu na terça-feira (19), na Faculdade Sebrae, e contou com 47 participantes. A iniciativa em território paulista é importante pois é o estado com maior registro de entrada de turistas internacionais do Brasil.

Além disso, o litoral norte do estado possui vários destinos de natureza e aventura, estratégicos para a Embratur na diversificação de destinos brasileiros no exterior. Para se ter uma ideia, no acumulado de 2023, São Paulo recebeu 2,1 milhões de turistas internacionais. O número é quase o dobro do Rio de Janeiro, segundo colocado, que acumulou cerca de 1,2 milhão.

De acordo com o assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, o workshop refletiu o destino, “energético, diverso e cheio de oportunidades”. “O estado de São Paulo é o principal portão de entrada do turista estrangeiro no Brasil. Por isso, este workshop foi muito estratégico para alinhar com o trade da unidade federativa as tendências do turismo internacional, para que os negócios e destinos continuem recebendo os visitantes com a maestria característica da região”, avaliou.

A secretária adjunta de Turismo de São Sebastião (SP), Niuara Leal, participou do evento. Para ela, o que mais chamou a atenção foram os números que a Embratur disponibiliza no seu Portal de Dados para ajudar o trade, além de estados e municípios, a direcionarem e otimizarem as estratégias de divulgação e atração de turistas internacionais.

“Nós aprendemos muito sobre a parte de dados e acho que foi uma das informações mais interessantes que tivemos no workshop. Tratar os dados é entender o que a Embratur tem para nos oferecer, trabalhar com os dados e informações e com projetos, e assim fomentar o turismo internacional dentro de São Sebastião”, declarou.