CAPACITAÇÃO

Trade turístico de São Paulo se reúne em workshop de aperfeiçoamento do Conexão Embratur

Evento da Agência e do Sebrae trabalhou no aperfeiçoamento de empresários, profissionais e lideranças do setor no estado que mais recebe visitantes estrangeiros
Divulgação/Embratur
Encontro na Faculdade Sebrae reuniu 47 participantes do trade turístico de São Paulo

26/03/2024 – A Embratur, em parceria com o Sebrae, reuniu representantes do trade turístico do estado de São Paulo para uma edição do Conexão Embratur. O workshop aconteceu na terça-feira (19), na Faculdade Sebrae, e contou com 47 participantes. A iniciativa em território paulista é importante pois é o estado com maior registro de entrada de turistas internacionais do Brasil.

Além disso, o litoral norte do estado possui vários destinos de natureza e aventura, estratégicos para a Embratur na diversificação de destinos brasileiros no exterior. Para se ter uma ideia, no acumulado de 2023, São Paulo recebeu 2,1 milhões de turistas internacionais. O número é quase o dobro do Rio de Janeiro, segundo colocado, que acumulou cerca de 1,2 milhão.

De acordo com o assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mateus José Alves Pinto, o workshop refletiu o destino, “energético, diverso e cheio de oportunidades”. “O estado de São Paulo é o principal portão de entrada do turista estrangeiro no Brasil. Por isso, este workshop foi muito estratégico para alinhar com o trade da unidade federativa as tendências do turismo internacional, para que os negócios e destinos continuem recebendo os visitantes com a maestria característica da região”, avaliou.

A secretária adjunta de Turismo de São Sebastião (SP), Niuara Leal, participou do evento. Para ela, o que mais chamou a atenção foram os números que a Embratur disponibiliza no seu Portal de Dados para ajudar o trade, além de estados e municípios, a direcionarem e otimizarem as estratégias de divulgação e atração de turistas internacionais.

“Nós aprendemos muito sobre a parte de dados e acho que foi uma das informações mais interessantes que tivemos no workshop. Tratar os dados é entender o que a Embratur tem para nos oferecer, trabalhar com os dados e informações e com projetos, e assim fomentar o turismo internacional dentro de São Sebastião”, declarou.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.