27/03/24 – O EmbraturLAB divulgou os três selecionados do Pitch Day do 1º Desafio de Turismo Gastronômico. Das 47 startups de inovação inscritas, 10 participaram da rodada de apresentação e três foram selecionadas: além da menção honrosa concedida à empresa ‘A Pé’, o EmbraturLAB escolheu as startups ‘Vibes’, ‘Janoo’ e ‘Vou prá lá’.
A iniciativa, parceria entre o EmbraturLAB, laboratório de inovação da Agência, e o Turistech Hub foi lançada na Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2024, em Madri, na Espanha. O objetivo é eleger empresas que proponham soluções para mapear e promover rotas e produtos turísticos gastronômicos no Brasil.
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, afirmou que, a partir do resultado, a Agência já tem planos para que o projeto da primeira colocada seja inserido nas estratégias da Embratur.
“Durante o Pitch Day, pudemos conhecer as soluções apresentadas pelas dez startups selecionadas e chegamos nas três primeiras colocadas e uma menção honrosa. A Vibes, uma startup do Espírito Santo que venceu o desafio, apresentou uma solução que utiliza IA [inteligência artificial] para criar roteiros e experiências de turismo gastronômico personalizados e já estamos planejando as próximas para incorporar essa solução na promoção internacional e potencializar o Brasil como um destino de turismo gastronômico”, antecipou.
Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, o Desafio é uma oportunidade de promover a melhor experiência ao turista, utilizando a inovação.
“Buscamos soluções que possam proporcionar experiências autênticas e de qualidade aos turistas estrangeiros. As inscrições recebidas provam que a gastronomia brasileira tem bastante potencial para estar nas vitrines do turismo internacional”, afirmou.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a gastronomia brasileira cumpre um papel muito além do paladar: o de representatividade.
“Gastronomia é identidade. Ela representa a diversidade da cultura brasileira. Cada região, cada estado tem sua culinária, o que é um ativo central para atrair mais turistas”, ressaltou.
Conheça os projetos vencedores:
1º lugar
A startup Vibes faturou a primeira colocação com o projeto de um aplicativo que utiliza a inteligência artificial para oferecer recomendações personalizadas, baseadas nos gostos e preferências individuais dos usuários. Os prêmios serão o selo de ganhadora; um diagnóstico de negócio e framework desenvolvido pelo Turistech Hub para identificação de pontos de melhorias; oportunidade de conexão com potenciais parceiros e/ou clientes; descontos e/ou gratuidades em eventos promovidos pelo Turistech Hub, Embratur e parceiros; apresentação de case Embratur e Vibes em eventos do segmento, além de mentorias com o Turistech Hub e Embratur.
2º lugar
A Janoo criou uma plataforma (janoo.com.br) que conecta visitantes e gestores de atrativos por meio de um marketplace com mais previsibilidade no turismo de experiência. A partir das reservas online e a integração dessas informações com ferramentas de gestão, a plataforma fornece dados confiáveis para planejamento inteligente da visitação principalmente em áreas protegidas. Como prêmios pela segunda colocação, a Janoo receberá o selo de ganhadora; um diagnóstico de negócio e framework desenvolvido pelo Turistech Hub para identificação de pontos de melhorias e descontos e/ou gratuidades em eventos promovidos pelo Turistech Hub, Embratur e parceiros.
3º lugar
A startup Vou pra lá desenvolveu uma solução digital que vende pacotes de viagem personalizados e modulares com a flexibilidade de split de pagamento. A facilidade simplifica a compra de clientes que buscam por hospedagem, transfer, passagem aérea, tickets e experiências/passeios. O prêmio é idêntico ao da segunda colocada: selo de ganhadora; diagnóstico de negócio e framework desenvolvido pelo Turistech Hub para identificação de pontos de melhorias e descontos e/ou gratuidades em eventos promovidos pelo Turistech Hub, Embratur e parceiros.
Menção honrosa
A startup A Pé recebeu a menção honrosa do EmbraturLAB pela criação de uma plataforma que cria trilhas personalizadas, destacando as principais paradas culturais e gastronômicas das cidades. Além disso, a plataforma inclui um sistema de gamificação que revela rankings dinâmicos de restaurantes, bares, pratos e uma base de dados abrangente que assegura informações atualizadas. Como prêmio, a empresa receberá o selo de menção honrosa.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.