PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Encontro de operadores internacionais de turismo no Rio marca retomada das famtours em 2024

Profissionais do Reino Unido, Estados Unidos, Colômbia e México conheceram, simultaneamente, três capitais brasileiras; iniciativa faz parte do programa ‘Especialistas em Brasil’
Marcio Menasce/Embratur
Participantes de famtours em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro se reuniram em encontro no Clube dos Marimbas, em Copacabana, na terça (26)

1º/04/24 – As cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) foram os destinos das primeiras viagens de familiarização, também conhecidas como famtours, em 2024. Ao todo, 28 operadores de turismo do Reino Unido, Estados Unidos, Colômbia e México participaram do programa ‘Especialistas em Brasil’, promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo ampliar a conexão entre as empresas de turismo brasileiras e estrangeiras para aumentar a comercialização de pacotes de viagem, no exterior, com destino ao Brasil.

Os 28 operadores foram divididos em três grupos e conheceram, simultaneamente, em uma famtour de cinco dias, a cultura, gastronomia, diversidade e principais pontos turísticos das capitais paulista, fluminense e baiana. Ao final, os operadores internacionais se reuniram no Clube dos Marimbas, em Copacabana, no Rio de Janeiro, na terça-feira (26), com 38 representantes do trade turístico nacional.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a retomada das viagens de familiarização seguidas de rodada de negócios com o trade fluminense aumentaram a visibilidade dos destinos e movimentaram ainda mais a economia. 

“Esse modelo de evento, com famtours seguidas de uma grande rodada de negociação, não é realizado há 14 anos. Retomamos por entender que aumenta a geração de negócios, o que significa mais turistas vindo para o Brasil. Trouxemos, por exemplo, operadores de afroturismo dos EUA, e eles aqui puderam conhecer nossa cultura e história afrobrasileiras, e já voltam para casa com acordos comerciais firmados com agências especializadas em receber o turista interessado nessa experiência”, pontuou.

Segundo a gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Monica Samia, o programa Especialistas em Brasil é um reflexo da convergência das ações entre a Agência e o Sebrae, no sentido de posicionar o Brasil em lugar de destaque na vitrine do turismo internacional.

“É um novo ciclo no âmbito da parceria entre a Embratur e o Sebrae Nacional, que incorpora uma atuação mais convergente com as estratégias desta gestão, posicionando a diversidade, inclusão, inovação, transparência e as parcerias em primeiro plano. Todos os processos ganharam mais robustez: a escolha dos mercados, a partir de dados; a seleção dos convidados, que privilegia a aderência do perfil das operadoras às experiências autênticas dos destinos brasileiros visitados; a incorporação de mais visitas técnicas ao roteiro; a coleta diária de feedbacks junto aos participantes”, citou.

“Tudo isso culmina com a realização do encontro de relacionamento, resgate de uma atividade há tempos descontinuada, que conecta os convidados com o trade nacional – DMCs, destinos e entidades – criando o ambiente propício para que o investimento se converta em negócios”, complementou Monica Samia. 

Balanço
O ano de 2023 foi positivo para as viagens de familiarização da Embratur. Ao todo, foram 54 convidados da Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, México, América do Norte, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Eles conheceram destinos no Norte (Manaus e Parintins); Nordeste (Campina Grande, Caruaru, Recife e Fernando de Noronha); Sudeste (Rio de Janeiro); Centro-Oeste (Jalapão e Chapada das Mesas) e Sul (Foz do Iguaçu).

Além desses roteiros, a Embratur levou operadores internacionais para a Rota das Emoções, em famtour organizada em parceria com o Sebrae Nacional, que passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.

Confira galeria de fotos no nosso Flickr.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.