PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Encontro de operadores internacionais de turismo no Rio marca retomada das famtours em 2024

Profissionais do Reino Unido, Estados Unidos, Colômbia e México conheceram, simultaneamente, três capitais brasileiras; iniciativa faz parte do programa ‘Especialistas em Brasil’

Marcio Menasce/Embratur
Participantes de famtours em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro se reuniram em encontro no Clube dos Marimbas, em Copacabana, na terça (26)

1º/04/24 – As cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) foram os destinos das primeiras viagens de familiarização, também conhecidas como famtours, em 2024. Ao todo, 28 operadores de turismo do Reino Unido, Estados Unidos, Colômbia e México participaram do programa ‘Especialistas em Brasil’, promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo ampliar a conexão entre as empresas de turismo brasileiras e estrangeiras para aumentar a comercialização de pacotes de viagem, no exterior, com destino ao Brasil.

Os 28 operadores foram divididos em três grupos e conheceram, simultaneamente, em uma famtour de cinco dias, a cultura, gastronomia, diversidade e principais pontos turísticos das capitais paulista, fluminense e baiana. Ao final, os operadores internacionais se reuniram no Clube dos Marimbas, em Copacabana, no Rio de Janeiro, na terça-feira (26), com 38 representantes do trade turístico nacional.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a retomada das viagens de familiarização seguidas de rodada de negócios com o trade fluminense aumentaram a visibilidade dos destinos e movimentaram ainda mais a economia. 

“Esse modelo de evento, com famtours seguidas de uma grande rodada de negociação, não é realizado há 14 anos. Retomamos por entender que aumenta a geração de negócios, o que significa mais turistas vindo para o Brasil. Trouxemos, por exemplo, operadores de afroturismo dos EUA, e eles aqui puderam conhecer nossa cultura e história afrobrasileiras, e já voltam para casa com acordos comerciais firmados com agências especializadas em receber o turista interessado nessa experiência”, pontuou.

Segundo a gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Monica Samia, o programa Especialistas em Brasil é um reflexo da convergência das ações entre a Agência e o Sebrae, no sentido de posicionar o Brasil em lugar de destaque na vitrine do turismo internacional.

“É um novo ciclo no âmbito da parceria entre a Embratur e o Sebrae Nacional, que incorpora uma atuação mais convergente com as estratégias desta gestão, posicionando a diversidade, inclusão, inovação, transparência e as parcerias em primeiro plano. Todos os processos ganharam mais robustez: a escolha dos mercados, a partir de dados; a seleção dos convidados, que privilegia a aderência do perfil das operadoras às experiências autênticas dos destinos brasileiros visitados; a incorporação de mais visitas técnicas ao roteiro; a coleta diária de feedbacks junto aos participantes”, citou.

“Tudo isso culmina com a realização do encontro de relacionamento, resgate de uma atividade há tempos descontinuada, que conecta os convidados com o trade nacional – DMCs, destinos e entidades – criando o ambiente propício para que o investimento se converta em negócios”, complementou Monica Samia. 

Balanço
O ano de 2023 foi positivo para as viagens de familiarização da Embratur. Ao todo, foram 54 convidados da Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, México, América do Norte, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Eles conheceram destinos no Norte (Manaus e Parintins); Nordeste (Campina Grande, Caruaru, Recife e Fernando de Noronha); Sudeste (Rio de Janeiro); Centro-Oeste (Jalapão e Chapada das Mesas) e Sul (Foz do Iguaçu).

Além desses roteiros, a Embratur levou operadores internacionais para a Rota das Emoções, em famtour organizada em parceria com o Sebrae Nacional, que passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.

Confira galeria de fotos no nosso Flickr.