PROMOÇÃO TURÍSTICA

Presidente da Embratur conhece projeto Memorial Brasil

Iniciativa idealizada pela produtora Cubo Filmes pretende reunir, em uma plataforma digital, informações e serviços turísticos de seis capitais brasileiras
Renato Vaz/Embratur
Projeto de aplicativo da Cubo Filmes traz informações dos principais destinos turísticos de seis capitais

10/04/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, nesta quarta-feira (10/04), representantes da cultura do Rio Grande do Sul. O assessor de Cultura e Economia Criativa da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Vinicius Brito, e o diretor da produtora audiovisual Cubo Filmes, Cláudio Fagundes, apresentaram ao presidente da Agência o projeto Memorial Brasil. 

A iniciativa pretende reunir, em um aplicativo, informações dos principais destinos turísticos das cidades de Belém (PA), Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Segundo o diretor da Cubo Filmes, idealizadora do projeto, além de dar mais detalhes sobre os pontos turísticos das seis capitais, a plataforma traz outras informações importantes aos turistas. 

“Já levantamos um acervo cultural dessas capitais que será acessível a todos. Por meio de um login, o visitante acessa o app e tem informações dos pontos turísticos, do comércio local, pode adquirir vouchers para restaurantes, mapas, informações sobre atividades de lazer, cultura, transportes e locomoção nas cidades. Além disso, a plataforma cria um laço de pertencimento com os moradores desses locais”, explicou Cláudio Fagundes. 

Rotas Literárias
O projeto dos representantes gaúchos chamou a atenção do presidente da Embratur, que contou aos dirigentes que a Agência também tem uma iniciativa nesse sentido, o projeto Rotas Literárias. A iniciativa, do EmbraturLAB, é voltada para transformar cenários de personagens da literatura nacional em pontos turísticos com a intenção de atrair visitantes, principalmente de língua portuguesa, por meio dos clássicos da literatura brasileira e seus escritores.

No mês passado, Freixo afirmou que a Embratur irá ampliar o projeto Rotas Literárias para pontos turísticos que tenham uma história negra no Rio de Janeiro, como parte do planejamento da Agência no segmento de afroturismo. 

“Dentro do projeto Rota Literária, no Rio, teremos a Pequena África. As rotas literárias vão passar pela história do samba, da cultura, de grandes figuras que construíram o Rio de Janeiro dentro desse roteiro afro”, comentou.