TURISMO AUDIOVISUAL

Edital de Curtas ‘Brasil com S’: Embratur divulga os 5 selecionados que irão receber aporte da Agência

‘Turismo Acessível em São Paulo’, ‘Huni Kui – Povo Verdadeiro’, ‘Os mistérios de Peabiru’, ‘O Carimbó da Amazônia’ e ‘Entre Sinais e Marés’ terão 160 dias para a execução dos roteiros, a partir da assinatura dos contratos

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ao todo, 410 projetos de ficção, animação e documentário se inscreveram em edital da Embratur

11/04/24 – A Embratur divulgou, nesta quarta-feira (10), o resultado final do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’. Os cinco projetos de obras cinematográficas selecionados para apresentar, por meio do audiovisual, destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo, LGBTQ+, entre outros segmentos, são: Turismo Acessível em São Paulo  (São Paulo/SP); Huni Kui – Povo Verdadeiro (Porto Alegre/RS); Os mistérios de Peabiru (Curitiba/PR); O Carimbó da Amazônia (São Paulo /SP) e Entre Sinais e Marés (Maringá/PR).

Após a divulgação do resultado final, a Embratur tem 15 dias para a contratação dos projetos. A partir da assinatura dos contratos, as produtoras têm 160 dias para a execução dos roteiros. 

Os cinco selecionados concorreram com 410 projetos inscritos com temas de ficção, animação e documentário, e receberão apoio da Agência para promover o Brasil como destino turístico internacional. Cada obra selecionada receberá R$ 60 mil para sair do papel e ir para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil.

O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, explica os próximos passos a partir da contratação dos projetos. 

“Depois que os contratos forem devidamente assinados, a Embratur vai acompanhar o desenvolvimento desses conteúdos e as gravações, eventualmente in loco. Vamos entender como esse roteiro está presente nos diversos territórios escolhidos, nos baseando no objetivo do edital, que é proporcionar a maior diversidade possível de localidades no Brasil no audiovisual”, afirmou. 

Ainda segundo Braga, quando os curtas estiverem finalizados, a Embratur irá traçar um planejamento de veiculação conjunto com as produtoras e divulgar os curtas internacionalmente.

“A intenção é planejar uma série de iniciativas para disseminação desses curtas, sejam em ações internacionais da Embratur, seja dentro do nosso Visit Brasil. Iremos oportunizar a disseminação desses conteúdos junto a outros parceiros institucionais, aproximando também do entretenimento de bordo, que também é uma forma eficaz de publicização desse material”, comentou Braga.

“Queremos que as empresas ganhadoras também inscrevam esses curtas em festivais internacionais, pois é uma forma de ativá-los em iniciativas internacionais como a Casa Brasil, em Paris, as Galerias Visit Brasil, enfim, temos que fazer um planejamento conjunto com produtores”, complementou. 

Clique aqui para ler a sinopse dos selecionados.

O edital
De acordo com o Edital de Curtas, os projetos tiveram que se enquadrar em: Obra Cinematográfica de Curta-Metragem, com duração igual ou inferior a 15 minutos; Animação, produzida, principalmente, através de técnicas de animação e que tenha a maioria dos personagens principais finalizados em animação; Ficção produzida a partir de roteiro, cuja trama/montagem seja organizada de forma narrativa e Documentário, obra cinematográfica não seriada ou seriada organizada em temporada única ou em múltiplas temporadas, que atenda aos critérios previstos em edital.

O edital da Embratur ficou aberto por 45 dias e se encerrou em 7 de dezembro de 2023. A Agência recebeu propostas de todas as regiões do Brasil, sendo 19 do Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. 

Consulte o edital na íntegra aqui: https://embratur.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Concurso-Edital-01-2023.pdf.