AFROTURISMO

WTM 2024: Embratur vence duas categorias no 2° Prêmio do Afroturismo promovido pelo Guia Negro

Premiação reconheceu a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, como a melhor profissional do setor, e a Agência como a empresa parceira do segmento em 2023
Renato Vaz/Embratur
A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, recebe premiação do Guia Negro, em São Paulo, ao lado do presidente da Agência, Marcelo Freixo

16/04/24 – A noite desta segunda-feira (15) terminou com duas conquistas para a Embratur na WTM Latin America, em São Paulo (SP). A Agência levou duas categorias no 2° Prêmio do Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro. A premiação reconhece e valoriza 10 categorias entre ações, profissionais, destinos e produtores de conteúdo que se destacaram no setor durante um ano.

A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, ganhou como a melhor profissional do segmento em 2023 e a Agência ganhou como a melhor empresa parceira do afroturismo.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve na cerimônia de premiação durante a WTM e reafirmou a importância do turismo no fortalecimento de uma sociedade mais justa e antirracista.

“Há exatamente um ano nós realizamos uma reunião com representantes do afroturismo aqui na WTM. Hoje estamos muito honrados de voltar aqui para participar dessa premiação que temos muito orgulho de apoiar, de ajudar a impulsionar o afroturismo e fortalecer o empreendedorismo negro. Sempre falo que queremos que o turismo seja instrumento para construir o Brasil que desejamos para nossos filhos e netos. E queremos que esse Brasil seja o país que enfrenta o racismo”, pontuou.

Segundo Tania Neres, “o comprometimento com o afroturismo que a Embratur assumiu vai além do turismo.” “É promover o protagonismo negro no mercado internacional, resgatando nossa ancestralidade, valorizando as nossas histórias e gerando impacto social em todo o país”, complementou.

Confira os ganhadores do 2° Prêmio do Afroturismo – Guia Negro

1 – Melhor Profissional do Afroturismo – Tania Neres

2 – Melhor Destino Nacional – Salvador

3 – Melhor Destino Internacional – Colômbia

4 – Empresa de Afroturismo Destaque do Ano – Brafika Viagem

5 – Empresa Parceira do Afroturismo (negócio da área de turismo ou de outros setores que apoia ações do afroturismo) – Embratur

6 – Melhor Roteiro de Afroturismo – Pequena África (Rio)

7 – Melhor Conteúdo de Afroturismo – Afroturismo, Afeto, Afronta e Futuro

8 – Melhor Hospedagem Black Friendly – Diaspora.Black

9 – Melhor Restaurante de Afroempreendedor – Casa Omolokun (Rio)

10 – Melhor Atração Turística – Pelourinho, Salvador (BA).

Histórico
Desde o início da nova gestão, em 2023, a Embratur investe em uma atuação forte nas ações voltadas ao afroturismo. Depois da criação de uma área específica para cuidar do segmento – a Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas –, foram diversas famtours, press trips e acordos com a intenção de resgatar um pouco mais da História do Brasil com destaque para a ancestralidade, valorização da cultura, gastronomia e sabedoria negras, além de geração de emprego e renda para as comunidades afrodescendentes que atuam no turismo.

No ano passado, a Agência realizou ações de sensibilização, como apresentar o afroturismo de forma internacional, levando representantes do segmento para feiras em Paris, Nova York e Londres, produzindo séries, não somente sobre destinos, mas incluindo profissionais negros como atores de sua própria história e como consumidor. 

O planejamento da Embratur para o afroturismo em 2024 inclui famtours para o Maranhão e Pará (Alter do Chão), além de projetos que resultaram do acordo entre a Embratur e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). Eles irão estimular o afroturismo no Brasil, com a promoção de suas características no mercado global.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.