AFROTURISMO

WTM 2024: Embratur vence duas categorias no 2° Prêmio do Afroturismo promovido pelo Guia Negro

Premiação reconheceu a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, como a melhor profissional do setor, e a Agência como a empresa parceira do segmento em 2023

Renato Vaz/Embratur
A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, recebe premiação do Guia Negro, em São Paulo, ao lado do presidente da Agência, Marcelo Freixo

16/04/24 – A noite desta segunda-feira (15) terminou com duas conquistas para a Embratur na WTM Latin America, em São Paulo (SP). A Agência levou duas categorias no 2° Prêmio do Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro. A premiação reconhece e valoriza 10 categorias entre ações, profissionais, destinos e produtores de conteúdo que se destacaram no setor durante um ano.

A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, ganhou como a melhor profissional do segmento em 2023 e a Agência ganhou como a melhor empresa parceira do afroturismo.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve na cerimônia de premiação durante a WTM e reafirmou a importância do turismo no fortalecimento de uma sociedade mais justa e antirracista.

“Há exatamente um ano nós realizamos uma reunião com representantes do afroturismo aqui na WTM. Hoje estamos muito honrados de voltar aqui para participar dessa premiação que temos muito orgulho de apoiar, de ajudar a impulsionar o afroturismo e fortalecer o empreendedorismo negro. Sempre falo que queremos que o turismo seja instrumento para construir o Brasil que desejamos para nossos filhos e netos. E queremos que esse Brasil seja o país que enfrenta o racismo”, pontuou.

Segundo Tania Neres, “o comprometimento com o afroturismo que a Embratur assumiu vai além do turismo.” “É promover o protagonismo negro no mercado internacional, resgatando nossa ancestralidade, valorizando as nossas histórias e gerando impacto social em todo o país”, complementou.

Confira os ganhadores do 2° Prêmio do Afroturismo – Guia Negro

1 – Melhor Profissional do Afroturismo – Tania Neres

2 – Melhor Destino Nacional – Salvador

3 – Melhor Destino Internacional – Colômbia

4 – Empresa de Afroturismo Destaque do Ano – Brafika Viagem

5 – Empresa Parceira do Afroturismo (negócio da área de turismo ou de outros setores que apoia ações do afroturismo) – Embratur

6 – Melhor Roteiro de Afroturismo – Pequena África (Rio)

7 – Melhor Conteúdo de Afroturismo – Afroturismo, Afeto, Afronta e Futuro

8 – Melhor Hospedagem Black Friendly – Diaspora.Black

9 – Melhor Restaurante de Afroempreendedor – Casa Omolokun (Rio)

10 – Melhor Atração Turística – Pelourinho, Salvador (BA).

Histórico
Desde o início da nova gestão, em 2023, a Embratur investe em uma atuação forte nas ações voltadas ao afroturismo. Depois da criação de uma área específica para cuidar do segmento – a Coordenação de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas –, foram diversas famtours, press trips e acordos com a intenção de resgatar um pouco mais da História do Brasil com destaque para a ancestralidade, valorização da cultura, gastronomia e sabedoria negras, além de geração de emprego e renda para as comunidades afrodescendentes que atuam no turismo.

No ano passado, a Agência realizou ações de sensibilização, como apresentar o afroturismo de forma internacional, levando representantes do segmento para feiras em Paris, Nova York e Londres, produzindo séries, não somente sobre destinos, mas incluindo profissionais negros como atores de sua própria história e como consumidor. 

O planejamento da Embratur para o afroturismo em 2024 inclui famtours para o Maranhão e Pará (Alter do Chão), além de projetos que resultaram do acordo entre a Embratur e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). Eles irão estimular o afroturismo no Brasil, com a promoção de suas características no mercado global.