INOVAÇÃO NO TURISMO

Web Summit Rio: Embratur e Gilberto Gil lançam projeto Rotas Literárias durante bate-papo em evento de tecnologia

Iniciativas do EmbraturLAB, roteiros desenvolvidos por duas startups transformam capítulos da literatura nacional em destinos turísticos, começando pelo Rio de Janeiro
Marcio Menasce/Embratur
Gilberto Gil e Marcelo Freixo em bate-papo mediado pro Didi Wagner no palco principal do Web Summit Rio

17/04/2024 – A Embratur, juntamente com o compositor, músico, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Gilberto Gil, lançaram dois roteiros turísticos do projeto Rotas Literárias durante o Web Summit Rio 2024, nesta quarta-feira (17). Guiadas por aplicativos de celular em mais de um idioma, as caminhadas pelo Rio de Janeiro (RJ) levarão os turistas por páginas de livros, crônicas, poesias, curiosidades e músicas de expoentes da literatura brasileira como Machado de Assis, Clarice Lispector, Carlos Drummond Andrade, Lima Barreto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

O Rotas Literárias usa a tecnologia para transformar cenários e personagens da literatura em atrativos turísticos. Os roteiros do projeto do EmbraturLAB foram desenvolvidos pelas startups Que Mais Tem Lá? (QMTL) e Glocal Audioguide, e foram apresentados por Gil e pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante debate realizado no palco principal do Web Summit Rio. A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur, também é parceira do projeto. 

Em sua fala no lançamento, Gilberto Gil destacou a importância de usar a tecnologia para informar e conectar as pessoas. “Nosso destino é informar ao mundo uma nova forma de encarar a linguagem e o convívio entre as pessoas. E o Brasil tem que dar exemplo, para o mundo, do convívio harmônico na sociedade. E temos todos o instrumental que nos reúne, que são as novas tecnologias”, disse o compositor de ‘Pela internet’.

“Então, a contribuição que um país como o Brasil pode dar para esse novo somatório, para essa nova construção de uma realidade que reúna, na forma mais harmônica possível, os povos, todos os povos do mundo, é uma contribuição extraordinária. O Brasil já sabe de si, já sabe que tem um jeito, já sabe que tem uma bossa, já sabe que tem uma série de coisas que começam a ser apreciadas, desejadas pelo mundo”, continuou o artista.

Um novo olhar
De acordo com Freixo, o Rotas Literárias promove um novo olhar sobre os destinos turísticos e mostra o potencial da inovação para melhorar o país. “A pessoa pode ir para o Rio de Janeiro para visitar o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, e vai ao centro conhecer Machado de Assis, Lima Barreto, um pouco da nossa história, o Cartola, o Noel [Rosa], conhecer a música, saber mais do Gilberto Gil, uma grande identidade brasileira, uma das maiores expressões, que está aqui no palco com a gente, e tantas outras que a gente tem na cultura”, destacou.

“A rota literária é uma coisa que eu percebo há muito tempo. Você tem a rota de Dostoievski, você tem a rota de Agatha Christie, a rota de Victor Hugo, muitas rotas pelo mundo que dialogam com uma literatura extraordinária. Em Lisboa, tem a rota de [José] Saramago, tem Fernando Pessoa, e o que a gente está fazendo é trazer a tecnologia e a inovação para fazer com que a gente possa ter georreferenciamento e a gente possa olhar para o centro da cidade a partir de personagens da nossa literatura”, listou.

E o trabalho de desenvolvimento do turismo literário a partir da tecnologia continuará, segundo Freixo. “Existem muitas rotas literárias pelo mundo. O que estamos fazendo aqui é trazer a tecnologia e a informação para que a gente possa olhar para o Rio a partir da nossa literatura. Com o celular na mão as pessoas vão poder caminhar nas duas rotas literárias e descobrir o que há de nossa literatura pelas ruas da nossa cidade. Esse é um projeto que lançamos hoje no Web Summit e que será ampliado para outras cidades”, adiantou.

Machado de Assis
Desenvolvida pela plataforma digital QMTL em parceria com a plataforma de comunicação cultural Ouça a Cidade, a Rota Literária Machado de Assis usa um aplicativo de celular com georreferenciamento para levar o turista por um roteiro lúdico no Centro Antigo do Rio. No trajeto, que parte da Academia Brasileira de Letras, o turista descobre a capital carioca contando passagens da vida e também da obra do escritor e seus personagens. A startup usou voz gerada por inteligência artificial, em português e em inglês, além de efeitos sonoros para guiar o visitante.

A QMTL usa a tecnologia para incentivar turistas a viverem experiências autênticas em quatro eixos: patrimônio cultural, gastronomia, arte e cultura, além de natureza. A partir da plataforma, a startup fez uma curadoria de locais, com mapas georreferenciados, e reuniu informações que estavam dispersas em diferentes guias e fontes. Na QMTL, usuários também encontram depoimentos em diversas mídias, com segredos de quem conhece a fundo a localidade apresentada. A rota literária marca o lançamento da plataforma e é apenas uma das possibilidades que serão oferecidas pela QMTL, que em breve deve chegar à cidade de São Paulo e tem planos para todo Brasil.

Clarice, Bilac, Vinicius e outros
O projeto da Glocal apresenta a rota Rio Literário, um roteiro que abrange um número maior de escritores. A empresa de tecnologia desenvolveu a iniciativa em parceria com a guia de turismo carioca formada pelo Senac Juliana Morena, especialista em roteiros literários. Em inglês, espanhol e português, o audioguia desenvolvido pela startup, que usa inteligência artificial para fazer a narração nas línguas estrangeiras, inclui dez pontos partindo do Real Gabinete Português de Leitura, com uma pausa para café na icônica Confeitaria Colombo, outrora frequentada por nomes como o príncipe dos poetas, Olavo Bilac.

O passeio segue pelo Largo da Carioca, que aparece em crônica de Lima Barreto e termina na Casa Villarino, local que Tom Jobim conheceu Vinicius de Moraes. Utilizando geolocalização – o que faz o turista ir aos pontos de parada da rota sem se perder –, o App da Glocal Audioguide tem como objetivo levar histórias para turistas a partir dos destinos percorridos. A startup já venceu desafios internacionais da Organização Mundial do Turismo (atual ONU Turismo) e foi eleita uma das dez startups mais inovadoras do turismo brasileiro pelo Desafio Turistech Brasil, do Ministério do Turismo, além de integrar a Câmara do Turismo 4.0.

Para o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, o desenvolvimento das rotas é uma forma de promover a integração da economia criativa com o turismo. “Essa ação demonstra o uso da tecnologia como ponte para aprimorar a experiência do turista, gerar novos produtos, que ampliam a permanência do turista no destino e contribuem para impulsionar o desenvolvimento econômico em regiões turísticas”, elencou. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.