17/04/2024 – A Embratur concluiu suas atividades na WTM Latin America, em São Paulo (SP), participando de uma reunião do Conselho Nacional de Turismo nesta quarta-feira (17). No encontro, de acordo com o gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, a Agência passou a coordenar as câmaras temáticas de turismo de negócios e promoção e apoio à comercialização. Durante a maior feira de turismo do continente, a Embratur atuou para estreitar relações, fazer negócios e gerar oportunidades para arrefecer o impacto da crise econômica da Argentina na entrada de turistas internacionais no Brasil, ação que tem os chilenos como parceiros estratégicos.
“Foi uma reunião muito importante e contou com a presença de cerca de 80 membros do conselho e, pela primeira vez, a Embratur vai coordenar algumas das câmaras temáticas que o conselho está colocando para funcionar. São duas delas: de turismo de negócios e promoção e apoio à comercialização. A gente espera que com essa reunião do conselho, muitas das nossas pautas de turismo possam acontecer com mais eficácia e eficiência”, comentou Reis sobre o encontro do conselho.
PATI no ar
Em outra importante reunião, o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat, apresentou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) aos membros do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Turismo (Fornatur). A Embratur vai executar a iniciativa com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) oriundos de parceria entre os ministérios do Turismo e o de Portos e Aeroportos. A previsão de investimento é de, pelo menos, R$ 7 milhões, metade custeado com recursos públicos.
O edital público foi lançado em 20 de março e convida as companhias aéreas e aeroportos (em parceria com as companhias) a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil, e apresentarem propostas de investimento em promoção destes novos voos, com ações como campanhas publicitárias. A Agência vai custear parte das ações de promoção destas novas rotas aéreas com recursos do FNAC. Serão R$ 40 por assento em cada novo voo que pouse no Brasil entre 27 de outubro de 2024 e 29 de março de 2025.
Afroturismo premiado
Ainda durante a WTM, a Embratur também venceu duas categorias do 2º Prêmio do Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro. A premiação reconhece e valoriza 10 categorias entre ações, profissionais, destinos e produtores de conteúdo que se destacaram no setor durante um ano. A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, ganhou como a melhor profissional do segmento em 2023 e a Agência ganhou como a melhor empresa parceira do afroturismo.
Protocolos e cooperação técnica
Entre as diversas ações da Embratur na feira, a Agência aproveitou a ocasião para assinar um protocolo de intenções com o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL). O instituto representa a Fundação Holandesa Green Destinations no Brasil, organização global sem fins lucrativos que fomenta o desenvolvimento de destinos, negócios e comunidades de maneira sustentável. Com o protocolo, a Agência e o Idel se comprometeram em trabalhar uma estratégia de promoção conjunta dos destinos e empreendimentos certificados e trocar experiências de turismo sustentável e responsável.
A Embratur também assinou um protocolo de intenções com a agência de viagens online Despegar, conhecida no Brasil como Decolar. O documento visa fortalecer o turismo na América do Sul e mitigar a queda na entrada de turistas argentinos no Brasil, fortalecendo e ampliando parcerias com instituições que possam somar esforços para o potencial de crescimento e captação de turistas de outros países da região, em especial Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e México.
Outra ação importante foi a assinatura do acordo de cooperação técnica (ACT) com a Associação Internacional de Cruzeiros (Clia), voltado para o desenvolvimento de ações cooperadas para promover e divulgar o Brasil no mercado internacional no turismo náutico. As principais iniciativas serão focadas em cruzeiros marítimos e fluviais e o acordo prevê o compartilhamento de imagens e conteúdos audiovisuais de ações de promoção do Brasil. A Embratur assinou ACTs, ainda, com as entidades Mice (sigla para Meetings, Incentives, Conferences e Exhibitions/Events ou Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos) ABEOC, ABRACORP, ALAGEV, AMPRO, UBRAFE e Unedestinos.
No caminho certo
A estratégia de aproximação do Brasil com países vizinhos e a diversificação de destinos do país na América do Sul tem se mostrado correta. Para se ter uma ideia, o Brasil registrou o melhor mês de março da série histórica de entrada de turistas internacionais, iniciada em 1989. Foram 740.483 visitantes de outros países, número 1,6% maior que o recorde anterior, de 2018, antes da pandemia de Covid-19, quando o país contabilizou 728.742 entradas. Na comparação com março de 2023, quando o Brasil recebeu 577.215 turistas de outros países, o crescimento foi de 28,8%.
O Uruguai, por exemplo, praticamente dobrou a emissão de turistas para o Brasil em relação a março de 2023. Com 70.866 entradas, o país apresentou um crescimento percentual de 94,9%. Em segundo entre os países com maior percentual de crescimento, o Paraguai também ficou muito perto de dobrar o número de turistas enviados ao Brasil, com crescimento de 93,3% e 39.007 entradas. O país foi seguido pelo Chile, que cresceu 45,6% com 50.877 entradas.
Importante destacar que é o terceiro mês seguido que o número de chilenos cresce nos registros. E a Argentina, principal país emissor de turistas ao Brasil e que teve queda nessas emissões em janeiro e fevereiro último, apresentou crescimento de 16,9%, com a entrada de 223.602 visitantes. O registro de entradas de turistas é feito pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal (PF).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.