FEIRA DE TURISMO

WTM 2024: Embratur encerra participação em feira internacional com reunião do Conselho Nacional de Turismo

Conectividade do Brasil com países vizinhos foi um dos enfoques da Agência no maior encontro de negócios em turismo da América Latina
Renato Vaz/Embratur
Conselho Nacional de Turismo reunido no último dia de WTM América Latina, na capital paulista

17/04/2024 – A Embratur concluiu suas atividades na WTM Latin America, em São Paulo (SP), participando de uma reunião do Conselho Nacional de Turismo nesta quarta-feira (17). No encontro, de acordo com o gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur, Bruno Reis, a Agência passou a coordenar as câmaras temáticas de turismo de negócios e promoção e apoio à comercialização. Durante a maior feira de turismo do continente, a Embratur atuou para estreitar relações, fazer negócios e gerar oportunidades para arrefecer o impacto da crise econômica da Argentina na entrada de turistas internacionais no Brasil, ação que tem os chilenos como parceiros estratégicos.

“Foi uma reunião muito importante e contou com a presença de cerca de 80 membros do conselho e, pela primeira vez, a Embratur vai coordenar algumas das câmaras temáticas que o conselho está colocando para funcionar. São duas delas: de turismo de negócios e promoção e apoio à comercialização. A gente espera que com essa reunião do conselho, muitas das nossas pautas de turismo possam acontecer com mais eficácia e eficiência”, comentou Reis sobre o encontro do conselho.

PATI no ar
Em outra importante reunião, o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat, apresentou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) aos membros do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Turismo (Fornatur). A Embratur vai executar a iniciativa com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) oriundos de parceria entre os ministérios do Turismo e o de Portos e Aeroportos. A previsão de investimento é de, pelo menos, R$ 7 milhões, metade custeado com recursos públicos. 

O edital público foi lançado em 20 de março e convida as companhias aéreas e aeroportos (em parceria com as companhias) a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil, e apresentarem propostas de investimento em promoção destes novos voos, com ações como campanhas publicitárias. A Agência vai custear parte das ações de promoção destas novas rotas aéreas com recursos do FNAC. Serão R$ 40 por assento em cada novo voo que pouse no Brasil entre 27 de outubro de 2024 e 29 de março de 2025. 

Afroturismo premiado
Ainda durante a WTM, a Embratur também venceu duas categorias do 2º Prêmio do Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro. A premiação reconhece e valoriza 10 categorias entre ações, profissionais, destinos e produtores de conteúdo que se destacaram no setor durante um ano. A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, ganhou como a melhor profissional do segmento em 2023 e a Agência ganhou como a melhor empresa parceira do afroturismo.

Protocolos e cooperação técnica
Entre as diversas ações da Embratur na feira, a Agência aproveitou a ocasião para assinar um protocolo de intenções com o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL). O instituto representa a Fundação Holandesa Green Destinations no Brasil, organização global sem fins lucrativos que fomenta o desenvolvimento de destinos, negócios e comunidades de maneira sustentável. Com o protocolo, a Agência e o Idel se comprometeram em trabalhar uma estratégia de promoção conjunta dos destinos e empreendimentos certificados e trocar experiências de turismo sustentável e responsável. 

A Embratur também assinou um protocolo de intenções com a agência de viagens online Despegar, conhecida no Brasil como Decolar. O documento visa fortalecer o turismo na América do Sul e mitigar a queda na entrada de turistas argentinos no Brasil, fortalecendo e ampliando parcerias com instituições que possam somar esforços para o potencial de crescimento e captação de turistas de outros países da região, em especial Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e México.

Outra ação importante foi a assinatura do acordo de cooperação técnica (ACT) com a Associação Internacional de Cruzeiros (Clia), voltado para o desenvolvimento de ações cooperadas para promover e divulgar o Brasil no mercado internacional no turismo náutico. As principais iniciativas serão focadas em cruzeiros marítimos e fluviais e o acordo prevê o compartilhamento de imagens e conteúdos audiovisuais de ações de promoção do Brasil. A Embratur assinou ACTs, ainda, com as entidades Mice (sigla para Meetings, Incentives, Conferences e Exhibitions/Events ou Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos) ABEOC, ABRACORP, ALAGEV, AMPRO, UBRAFE e Unedestinos.

No caminho certo
A estratégia de aproximação do Brasil com países vizinhos e a diversificação de destinos do país na América do Sul tem se mostrado correta. Para se ter uma ideia, o Brasil registrou o melhor mês de março da série histórica de entrada de turistas internacionais, iniciada em 1989. Foram 740.483 visitantes de outros países, número 1,6% maior que o recorde anterior, de 2018, antes da pandemia de Covid-19, quando o país contabilizou 728.742 entradas. Na comparação com março de 2023, quando o Brasil recebeu 577.215 turistas de outros países, o crescimento foi de 28,8%. 

 O Uruguai, por exemplo, praticamente dobrou a emissão de turistas para o Brasil em relação a março de 2023. Com 70.866 entradas, o país apresentou um crescimento percentual de 94,9%. Em segundo entre os países com maior percentual de crescimento, o Paraguai também ficou muito perto de dobrar o número de turistas enviados ao Brasil, com crescimento de 93,3% e 39.007 entradas. O país foi seguido pelo Chile, que cresceu 45,6% com 50.877 entradas.

Importante destacar que é o terceiro mês seguido que o número de chilenos cresce nos registros. E a Argentina, principal país emissor de turistas ao Brasil e que teve queda nessas emissões em janeiro e fevereiro último, apresentou crescimento de 16,9%, com a entrada de 223.602 visitantes. O registro de entradas de turistas é feito pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal (PF).