TURISMO AUDIOVISUAL

Embratur participa de audiência pública na Câmara Federal sobre regulamentação de Film Commission nacional

Comissão de Turismo da Casa discutiu a relevância da política de estímulo ao mercado audiovisual para o turismo brasileiro
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, traçou panorama sobre film comissions no Brasil e no mundo

18/04/2024 – A Embratur participou, nesta quarta-feira (17), de audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir a regulamentação da Film Commission nacional. O objetivo da futura comissão é articular políticas públicas de estímulo simultâneo ao turismo e às produções audiovisuais, facilitando a logística e garantindo a segurança jurídica das filmagens.

O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, participou da audiência e ressaltou o papel fundamental da Film Commission para o turismo brasileiro, pois atua como ponte entre a indústria audiovisual e os destinos turísticos.

“Temos que olhar para esse tema com uma perspectiva de desenvolvimento econômico, de geração de emprego e renda, e de fortalecimento de uma prática de turismo bastante fortalecida no pós-pandemia. A cada R$ 1 investido na produção de um filme ou séries, retorna em média R$ 20 de receitas para a economia. Além disso, quase 67% do que se gasta em uma filmagem é revertido para outros segmentos da economia, sobretudo o segmento de serviço”, explicou Braga.

A regulamentação da Film Commission nacional visa promover o desenvolvimento econômico local, pois a produção audiovisual pode incentivar o turismo e o comércio na região; aumentar a visibilidade internacional do Brasil como um destino de filmagem; criar empregos e oportunidades de treinamento para a população local; preservar e promover a cultura brasileira, mostrando a diversidade e riqueza cultural do país para o mundo, dentre outros aspectos positivos.

“Para o turismo, tem um elemento muito importante, sobretudo para o Brasil, que é o de revelar localidades que muitas vezes não estão no mapa nacional ou internacional do turismo. Dessa forma, entra um conjunto de benefícios para aquela localidade”, acrescentou Braga.

Atualmente, existem 23 comissões de audiovisual no Brasil, criadas por governos estaduais ou prefeituras. No mundo, são mais de 300 Film Commissions, que têm se transformado em plataformas de atração de filmagens internacionais, sobretudo na Coreia do Sul e na Colômbia. 

Além da Embratur, participaram da audiência pública o Ministério do Turismo  (MTur), o Ministério da Cultura, a Secretaria de Turismo de Fortaleza, a Urca Filmes, o Fórum Audiovisual Siará Cine e cineastas.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.