TURISMO AUDIOVISUAL

Embratur participa de audiência pública na Câmara Federal sobre regulamentação de Film Commission nacional

Comissão de Turismo da Casa discutiu a relevância da política de estímulo ao mercado audiovisual para o turismo brasileiro

Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, traçou panorama sobre film comissions no Brasil e no mundo

18/04/2024 – A Embratur participou, nesta quarta-feira (17), de audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir a regulamentação da Film Commission nacional. O objetivo da futura comissão é articular políticas públicas de estímulo simultâneo ao turismo e às produções audiovisuais, facilitando a logística e garantindo a segurança jurídica das filmagens.

O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, participou da audiência e ressaltou o papel fundamental da Film Commission para o turismo brasileiro, pois atua como ponte entre a indústria audiovisual e os destinos turísticos.

“Temos que olhar para esse tema com uma perspectiva de desenvolvimento econômico, de geração de emprego e renda, e de fortalecimento de uma prática de turismo bastante fortalecida no pós-pandemia. A cada R$ 1 investido na produção de um filme ou séries, retorna em média R$ 20 de receitas para a economia. Além disso, quase 67% do que se gasta em uma filmagem é revertido para outros segmentos da economia, sobretudo o segmento de serviço”, explicou Braga.

A regulamentação da Film Commission nacional visa promover o desenvolvimento econômico local, pois a produção audiovisual pode incentivar o turismo e o comércio na região; aumentar a visibilidade internacional do Brasil como um destino de filmagem; criar empregos e oportunidades de treinamento para a população local; preservar e promover a cultura brasileira, mostrando a diversidade e riqueza cultural do país para o mundo, dentre outros aspectos positivos.

“Para o turismo, tem um elemento muito importante, sobretudo para o Brasil, que é o de revelar localidades que muitas vezes não estão no mapa nacional ou internacional do turismo. Dessa forma, entra um conjunto de benefícios para aquela localidade”, acrescentou Braga.

Atualmente, existem 23 comissões de audiovisual no Brasil, criadas por governos estaduais ou prefeituras. No mundo, são mais de 300 Film Commissions, que têm se transformado em plataformas de atração de filmagens internacionais, sobretudo na Coreia do Sul e na Colômbia. 

Além da Embratur, participaram da audiência pública o Ministério do Turismo  (MTur), o Ministério da Cultura, a Secretaria de Turismo de Fortaleza, a Urca Filmes, o Fórum Audiovisual Siará Cine e cineastas.