TURISMO AUDIOVISUAL
Embratur e Ministério da Cultura discutem parceria para impulsionar criação de film commission nacional
Órgão fortaleceria a indústria audiovisual brasileira e contribuiria para uma maior integração entre o trade turístico e o setor criativo, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer o Brasil
19/04/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, fizeram uma reunião para discutir a parceria entre os órgãos na criação de uma film commission nacional. O encontro aconteceu no ministério, na tarde desta sexta-feira (19), a convite de Tavares, e tanto o secretário quanto Freixo mostraram disposição em trabalhar juntos para atingir o objetivo.
Film commissions são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre o trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer cenários e paisagens do país. A criação do órgão nacional também ajuda estados e municípios a pensarem políticas locais para desenvolverem o turismo e o audiovisual em suas respectivas regiões.
Além de Freixo e Tavares, participaram do encontro o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, a gerente de projetos especiais da Agência, Marina Arruda, e a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga. “A criação de uma film commission nacional é um desejo nosso, e o Ministério da Cultura e a Embratur vão trabalhar juntos em uma experiência que já existe, avançando em um projeto de país, aproximando cultura e turismo”, afirmou Freixo.
Tavares destacou que a criação da estrutura nacional é uma das prioridades do MinC. “O que queremos fazer agora é isso, somar esforços de trabalho”, destacou.
Joelma Gonzaga relatou que o MinC já estuda o caminho para a criação da film commission e que a pasta já se reuniu com outros órgãos para debater o tema, incluindo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Christiano Braga, por sua vez, lembrou que a criação de uma film commission traz oportunidades “para atração de investimento e fortalecimento da indústria do audiovisual”. “Mas, sobretudo, para aproveitar as oportunidades existentes no segmento do turismo”, completou.
“Agora, o Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, e a Embratur, vão construir uma agenda para pensar um modelo de film commission, agregar parcerias em âmbito federal também para a construção desse órgão, e a Agência entra nessa construção na perspectiva de fortalecer o turismo audiovisual”, detalhou Braga.
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