INOVAÇÃO

EmbraturLAB Sustentabilidade: Oito startups apresentam soluções turísticas durante o DemoDay, nesta quinta (25)

As selecionadas irão concorrer a três vagas para a próxima fase, em maio, quando irão ocorrer as provas de conceito

Divulgação/Embratur
.

24/04/24 – Oito startups selecionadas para a próxima fase do Edital de Aceleração Sustentável do EmbraturLAB irão participar, nesta quinta-feira (25), do Demo Day, ocasião em que as equipes do programa de inovação apresentam seus projetos para uma banca avaliadora. São elas: Braziliando (RJ); Compre Consciente (SP); Eco Guias (MG); eTrilhas (RJ); Fubá (SP); Incentiv (SC); RefilMe (ES) e Transcriativa (SC). 

De maneira virtual, as empresas devem mostrar soluções turísticas que sejam capazes de aprimorar ou resolver demandas socioambientais, especialmente para o turismo e hospitalidade. Após escolha das melhores entre as oito, somente três irão receber uma premiação para a elaboração de uma prova de conceito.

As selecionadas para essa fase foram escolhidas por uma banca avaliadora, composta por membros do ecossistema de inovação e líderes de organizações do setor turismo. Nos últimos meses, as startups foram aceleradas e receberam mentorias com especialistas do EmbraturLAB e conexões com especialistas e empresas. 

O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, explica quais as soluções esperadas pelo EmbraturLAB. “Os desafios são os de tornar as regiões turísticas mais acessíveis; incentivar o empreendedorismo local fortalecendo as culturas e tradições regionais; preservar e promover a Cultura e História através do turismo responsável; gerar renda através do turismo para as comunidades locais e apoiar a atuação de guias locais através da democratização da tecnologia”, afirmou. 

As provas de conceito das três selecionadas após o DemoDay, irão para a próxima etapa: a prova de conceito, que acontece em maio. 

O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech Hub, líder em inovação no turismo do Brasil. Em 2023, a parceria já resultou na aceleração das oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.

Confira o cronograma completo da aceleração no site do EmbraturLAB: https://inovacao.embraturlab.com.br/aceleracao/.