26/4/24 – A Embratur ofereceu um treinamento aos seus colaboradores para tornar os processos do dia a dia mais fáceis e, assim, melhorar o planejamento das atividades na Agência. A capacitação ocorreu na terça (23) e na quarta-feira (24) na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e foi ministrada por especialistas da RW3 Tecnologia e da Looker Studio.
A equipe da Embratur pôde compreender melhor como funciona o Google Planilhas e recebeu orientações para a criação de painéis ilustrativos e relatórios.
O representante da RW3 Tecnologia, Jonas Santos, afirmou que o treinamento no Google Planilhas desmistificou conceitos básicos do programa Excel, como menu, fórmulas, intervalos nomeados, tipos de referência e estilos (mesclar, ocultar, congelar, lista suspensa entre outros). Segundo ele, a capacitação servirá para um trabalho mais qualificado na Embratur.
“Pessoas de diferentes áreas precisam de informações diferentes e precisam utilizar o Google Planilhas de forma diferente, então é bom que cada pessoa tenha ciência de fórmulas diversas, informações diversas, como criar um gráfico, como fazer uma fórmula. Com isso, ele pode alavancar o trabalho dele e não perder tempo fazendo trabalhos maçantes repetitivos, como por exemplo ficar contando, somando colunas que uma pessoa produziu ou gastou em um determinado tempo”, comentou.
Ainda segundo Jonas Santos, a equipe da Embratur pôde ‘desapegar’ do modo antigo de trabalhar com planilhas para aprender conceitos novos.
“Quando você está utilizando o Planilhas no dia a dia, você não muda muito o jeito de fazer as coisas, não muda muito os hábitos. Então, vendo boas práticas e vendo como outras pessoas utilizam, você melhora. E no dia a dia, você não tem aquele contato com seu colega do lado ali, como ele utiliza. Mas outra pessoa de outro setor sabe uma forma melhor que ele. Então, isso pode tirar dele um pouco do comodismo e auxiliá-lo no trabalho. Isso traz uma produtividade melhor e um ambiente mais agradável”, finalizou.
Assertividade
O supervisor financeiro da Embratur, Carlos Lino Leal, acredita que o treinamento com o Google Planilhas irá diminuir o tempo de resolução dos processos, além de garantir mais segurança das informações.
“É uma ótima iniciativa por parte da Embratur. A gente está muito acostumado ao Excel e a gente tem que despregar um pouco do Excel e passar pelo Google Planilhas. Para mim, foi muito proveitoso porque aprendemos um nível de detalhamento muito grande que a gente vai conseguir avançar muito em análise de dados, em formatação de planilha, no estilo. Vamos conseguir diminuir o tempo de trabalho lidando com esses dados, mais familiarizado com as situações ocultas que não conhecíamos. Na área do financeiro, poderemos ser mais assertivos no aspecto de segurança; a gente acaba conhecendo mais da formatação, então isso consequentemente vai acelerar todo o processo”, afirmou.
A supervisora da Atividades Corporativas e Incentivos da Agência, Karin Herrmann, garantiu que irá colocar as novas possibilidades de se trabalhar com o Google Planilhas em prática no dia a dia.
“No início eu não tinha muita ideia do que a gente ia aprender, mas o conteúdo é desafiador. Ao mesmo tempo, a gente se empolga com as soluções que essa programação oferece pra gente. Vai me ajudar muito no dia a dia, a partir das possibilidades que a gente tem com essas planilhas. Isso é perfeito. O treinamento é essencial para que todos andem no mesmo passo e para que a gente possa conversar na mesma língua”, reforçou.
Conscientização sobre autismo
Outra ação voltada para servidores e colaboradores da Embratur foi realizada nesta sexta-feira (26), como parte da programação do Abril Azul, Mês de Conscientização sobre o Autismo.
Uma palestra comandada pela especialista em neuropsicologia, professora e supervisora na área de avaliações psicológicas, Marília Karine dos Santos, e Jehan Tourinho, consultor especializado em Atendimento Educacional Especializado (AEE), trouxe informações essenciais sobre o autismo. A proposta é entender as necessidades e desafios de quem vive no espectro autista, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo, além de levar esse conhecimento para outros lugares.
Investimento no bem-estar
Também pensando na qualidade de trabalho e de vida dos colaboradores e colaboradoras da Agência, a Embratur inaugurou, na terça (23), o novo espaço de lazer e descanso, com áreas de repouso, terapias e jogos. Segundo o presidente da Agência, Marcelo Freixo, “a iniciativa é para oferecer mais qualidade de vida no lugar onde passamos a maior parte do nosso dia”. Os espaços “Rio de Janeiro”, “Maracanã” e “Bahia” são dedicados a repouso, jogos e terapias.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.