26/04/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de uma agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, na tarde desta sexta-feira (26), em São José dos Campos (SP). Freixo e o ministro acompanharam o chefe do Executivo nacional em uma visita à Embraer e ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), no interior paulista.
Acompanharam o presidente Lula na visita, ainda, o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, e membros da diretoria; o presidente-diretor da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, John Rodgerson, e o vice-presidente, Fabio Campo. A companhia aérea é a única regular no Brasil para operar os jatos comerciais de última geração da empresa de aviação.
Durante a visita desta sexta, a Embraer entregou uma série de aeronaves E195/E2 compradas pela Azul. Somado ao modelo E175, os veículos concentram quase 95% da carteira de pedidos da empresa. A visita do presidente Lula e autoridades à Embraer acontece em um momento de otimismo para a indústria aeronáutica brasileira. Este ano, a fabricante de aeronaves espera gerar, em receitas, entre US$ 6 bilhões e US$ 6,4 bilhões em 2024, o que representa um crescimento médio de aproximadamente 17,5%.
De acordo com Freixo, a produção e compra das novas aeronaves, dentre outros motivos, é positiva pois contribui com a cadeia do turismo, que envolve pequenos e micro-empreendedores de diversos setores econômicos. “A gente entende que a parceria entre o Ministério [de Portos e Aeroportos] e a Embratur com a Embraer é muito decisiva. A produção de novos aviões é fundamental para o aumento de turistas internacionais no Brasil e para a circulação do turismo no país. E isso gera emprego e renda, que é o mais importante”, afirmou o presidente da Embratur.
Para Costa Filho, a solenidade foi “importante para a aviação brasileira”. “A entrega de novos aviões comprados pela Azul representa novos destinos, novas rotas, nacionais e internacionais que a Azul tem ampliado no Brasil. Isso é mais crescimento, mais desenvolvimento, geração de emprego e renda e mais turistas”, comemorou o ministro.
Balanço
Em 2023, a Embraer entregou 13% mais aeronaves em comparação com o ano anterior. No período, aumentou a receita em 16%, obteve a melhor rentabilidade dos últimos cinco anos e retomou níveis de emprego pré-pandemia. Políticas de incentivo à exportação e iniciativas como o Nova Indústria Brasil, que busca ampliar a inovação, a produtividade e a competitividade em direção a uma economia verde e voltada para a geração de renda e de empregos, também podem favorecer o setor.
Além da visita à Embraer, o presidente Lula, junto com Freixo, Costa Filho e as demais autoridades, participaram da inauguração do prédio de alojamento para estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição subordinada ao DCTA, e conheceram o apartamento modelo do alojamento.
Freixo e Costa Filho estiveram com representantes da Azul, também, na última terça (24), no Ministério de Portos e Aeroportos. Na ocasião, ao lado do prefeito de Recife (PE), João Campos, do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), e do secretário de Turismo e Lazer da capital pernambucana, Antônio Coelho, o ministro, o presidente da Embratur e o vice-presidente da companhia aérea lançaram uma nova rota internacional ligando Porto, em Portugal, para o Recife.