TURISMO REGENERATIVO

Embratur presenteia Gilberto Gil com adoção de onça-pintada

Animal seguirá em vida silvestre no Pantanal (MS); equipe da ONG Onçafari enviará, mensalmente, imagens e informações atualizadas sobre o felino
Márcio Menasce/Embratur
Ao batizar o animal de ‘Divino’, Gilberto Gil comentou: “É uma criatura de Deus”

30/04/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, fez uma adoção simbólica de uma onça-pintada para o compositor, músico, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gilberto Gil. A iniciativa faz parte de uma estratégia da Embratur de divulgação do turismo regenerativo, através do qual o visitante pode conhecer a fauna e flora nativa, e também contribuir em projetos dedicados ao cuidado da biodiversidade.

É o caso da ONG Onçafari, que irá enviar para Gil, a cada mês, imagens e informações atualizadas sobre a onça, batizada pelo artista com o nome “Divino”. O animal segue em seu habitat natural, no Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e é monitorado pela equipe da organização por meio de um colar de rastreamento. 

Na entrega do Certificado de Adoção, o presidente Freixo explicou que a iniciativa tem como objetivo a conservação da fauna e dos biomas brasileiros. As onças disponíveis para adoção residem nas regiões onde o Onçafari atua, como a Caiman Pantanal, em Miranda (MS). Os animais são flagrados por armadilhas fotográficas, avistados por equipes em campo e monitorados por rádio-colares.

“Essa é uma ação para mostrar como o turismo pode e deve servir para preservar e restaurar a biodiversidade. Não só o turismo não destrói, como ele tem a missão de reconstruir. Eles (do Onçafari) têm um lindo trabalho com as onças no Pantanal e o turista que vier ao bioma poderá, acompanhado de guias, conhecer o habitat desses animais e contribuir na manutenção de sua sobrevivência na vida silvestre”, explicou Freixo. 

Ao batizar o animal de ‘Divino’, Gilberto Gil comentou: “É uma criatura de Deus”.

Brindes
A estratégia ESG da Embratur é substituir brindes como camisetas, cadernos e canetas, que se transformam em lixo após o uso, por iniciativas que ampliam a sustentabilidade da Agência. A ação também busca incentivar experiências que criem um elo e estimulem as pessoas a se vincularem aos destinos brasileiros, a partir da preservação e da regeneração da biodiversidade. ESG, ou Enviromental, Social and Governance na sigla em inglês, são as boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Além da ONG Onçafari, a Embratur também distribuiu como brindes na feira ITB, em Berlim, a adoção de corais cultivados pela Biofábrica de Corais, por exemplo. Outro parceiro é o SOS Mata Atlântica, voltado para o reflorestamento de biomas ameaçados. A estratégia reposiciona o Brasil como destino que valoriza, preserva e regenera a sua biodiversidade. 

O Onçafari
Criado em 2011 pelo ex-piloto de Fórmula 1 Mario Haberfeld, o Onçafari tem como missão conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. A organização está presente na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal e, até agora, já monitorou mais de 300 onças-pintadas. Para saber mais sobre o projeto, acesse: turismoregenerativo.embratur.com.br.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.