TURISMO AUDIOVISUAL

Embratur reforça importância de film commissions durante o Festival Internacional de Cinema de Fronteira

15ª edição do evento aconteceu, simultaneamente, em duas cidades brasileiras e uma uruguaia: Sant’Ana do Livramento (RS), Bagé (RS) e Rivera (Uruguai) 
Divulgação
O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, apresentou painel “Film Commission e desenvolvimento do turismo audiovisual em destinos”

30/04/24 – A Embratur participou, entre os dias 23 e 27 de abril, da 15ª edição do Festival Internacional de Cinema de Fronteira. O evento aconteceu, simultaneamente, em duas cidades brasileiras e uma uruguaia: Sant’Ana do Livramento (RS), Bagé (RS) e Rivera (Uruguai). Neste ano, a participação da Embratur foi robusta. O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Agência, Christiano Braga, além de jurado da mostra competitiva, apresentou o painel “Film Commission e desenvolvimento do turismo audiovisual em destinos”.

“A convite do festival, pudemos ampliar e apresentar o trabalho que estamos fazendo na Agência no sentido de mostrar a importância de se ter film commissions no Brasil. Estamos fazendo todo um trabalho de articulação com representantes municipais, estaduais e com o governo federal para a criação de uma film commission federal e também film commissions locais, em cidades com potencial turístico”, explicou. 

A Embratur tem apostado, cada vez mais, no audiovisual como estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior e atua na criação de uma film commission federal com o objetivo de atrair gravações internacionais, desenvolver a indústria do audiovisual, gerar empregos e fortalecer a imagem do Brasil na vitrine internacional. 

Agência e Ministério da Cultura (MinC) já discutiram estratégias para tornar as film commissions possíveis. Além disso, a Embratur se reuniu com a Amazon e representantes de 20 film commissions nacionais e secretarias de cultura de diversos municípios para reforçar a importância dessa estratégia de promoção dos destinos turísticos por meio do audiovisual. A Espanha também estuda uma consultoria ao país na intenção de atrair produções cinematográficas para o Brasil. 

“Nosso país tem uma grande produção audiovisual e destinos turísticos únicos no mundo. Essa sinergia é estratégica para sermos mais competitivos. Vamos estimular o turismo e a produção audiovisual nacional”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Audiovisual no Mercosul
O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, também participou do lançamento da Film Commission Regional, que agrega a Rivera no Uruguai, fronteira de Livramento no Brasil e Bagé também no Brasil. Ele ressaltou que essa região, além de várias outras do país, tem locações e produtos turísticos atrativos. 

“Lá temos vinícolas, plantações de oliva, tem manifestações culturais… É um caldo cultural ali que mistura o sul do Brasil com a Argentina e o Uruguai. Então, é uma região muito propícia a se ter uma film commission. O Brasil é um país continental. Quando falamos desse tema, a gente tem que pensar nisso, no tamanho e na dimensão do Brasil, e em espalhar e difundir essa ideia da organização desses destinos como polos que possam concorrer e atrair filmagens”, completou. 

O supervisor reforçou ainda que “o mercado audiovisual no Mercosul tem muita interação com os realizadores brasileiros e, por isso, é importante estimular mais ainda que filmes brasileiros estejam presentes e circulando nesses mercados, e vice-versa, a fim de se estabelecer cooperação entre os dois países”.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.