TURISMO AUDIOVISUAL

Embratur reforça importância de film commissions durante o Festival Internacional de Cinema de Fronteira

15ª edição do evento aconteceu, simultaneamente, em duas cidades brasileiras e uma uruguaia: Sant’Ana do Livramento (RS), Bagé (RS) e Rivera (Uruguai) 
Divulgação
O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, apresentou painel “Film Commission e desenvolvimento do turismo audiovisual em destinos”

30/04/24 – A Embratur participou, entre os dias 23 e 27 de abril, da 15ª edição do Festival Internacional de Cinema de Fronteira. O evento aconteceu, simultaneamente, em duas cidades brasileiras e uma uruguaia: Sant’Ana do Livramento (RS), Bagé (RS) e Rivera (Uruguai). Neste ano, a participação da Embratur foi robusta. O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Agência, Christiano Braga, além de jurado da mostra competitiva, apresentou o painel “Film Commission e desenvolvimento do turismo audiovisual em destinos”.

“A convite do festival, pudemos ampliar e apresentar o trabalho que estamos fazendo na Agência no sentido de mostrar a importância de se ter film commissions no Brasil. Estamos fazendo todo um trabalho de articulação com representantes municipais, estaduais e com o governo federal para a criação de uma film commission federal e também film commissions locais, em cidades com potencial turístico”, explicou. 

A Embratur tem apostado, cada vez mais, no audiovisual como estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior e atua na criação de uma film commission federal com o objetivo de atrair gravações internacionais, desenvolver a indústria do audiovisual, gerar empregos e fortalecer a imagem do Brasil na vitrine internacional. 

Agência e Ministério da Cultura (MinC) já discutiram estratégias para tornar as film commissions possíveis. Além disso, a Embratur se reuniu com a Amazon e representantes de 20 film commissions nacionais e secretarias de cultura de diversos municípios para reforçar a importância dessa estratégia de promoção dos destinos turísticos por meio do audiovisual. A Espanha também estuda uma consultoria ao país na intenção de atrair produções cinematográficas para o Brasil. 

“Nosso país tem uma grande produção audiovisual e destinos turísticos únicos no mundo. Essa sinergia é estratégica para sermos mais competitivos. Vamos estimular o turismo e a produção audiovisual nacional”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Audiovisual no Mercosul
O supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, também participou do lançamento da Film Commission Regional, que agrega a Rivera no Uruguai, fronteira de Livramento no Brasil e Bagé também no Brasil. Ele ressaltou que essa região, além de várias outras do país, tem locações e produtos turísticos atrativos. 

“Lá temos vinícolas, plantações de oliva, tem manifestações culturais… É um caldo cultural ali que mistura o sul do Brasil com a Argentina e o Uruguai. Então, é uma região muito propícia a se ter uma film commission. O Brasil é um país continental. Quando falamos desse tema, a gente tem que pensar nisso, no tamanho e na dimensão do Brasil, e em espalhar e difundir essa ideia da organização desses destinos como polos que possam concorrer e atrair filmagens”, completou. 

O supervisor reforçou ainda que “o mercado audiovisual no Mercosul tem muita interação com os realizadores brasileiros e, por isso, é importante estimular mais ainda que filmes brasileiros estejam presentes e circulando nesses mercados, e vice-versa, a fim de se estabelecer cooperação entre os dois países”.