INOVAÇÃO NO TURISMO

EmbraturLAB Sustentabilidade: Três startups são escolhidas para participar das provas de conceito e testar soluções turísticas

As empresas ‘Incentiv’ (SC), ‘eTrilhas’ (RJ) e ‘Fubá’ (SP) irão testar seus projetos durante três meses; locais ainda não foram definidos
.
.

06/05/24 – Três startups foram selecionadas para testar soluções turísticas propostas por elas, através do Edital de Aceleração Sustentável do EmbraturLAB, durante os próximos três meses. São elas: ‘Incentiv’ (SC), ‘eTrilhas’ (RJ) e ‘Fubá’ (SP). As empresas foram escolhidas entre as oito que participaram do Demo Day, etapa do edital em que as equipes do programa de inovação apresentam seus projetos para uma banca avaliadora. Os locais onde acontecerão as provas de conceito ainda não foram definidos. 

De maneira virtual, as empresas apresentaram seus projetos capazes de aprimorar ou resolver demandas socioambientais, especialmente para o turismo e hospitalidade. Nesta etapa, as startups escolhidas irão receber uma premiação para a elaboração de uma prova de conceito.

O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, afirmou que a escolha das vencedoras partiu da pluralidade sobre a qual o tema sustentabilidade pode ser abordado no turismo. 

“A Incentiv é um ecossistema de soluções focadas em gerar impacto social positivo, que conecta empresas, pessoas e projetos socioambientais, através de leis de incentivo fiscal. A eTrilhas é o aplicativo oficial da Rede Brasileira de Trilhas, que traz todas as informações necessárias para planejar a visita, como fotos, dados técnicos e mapas. A Fubá, através do aplicativo BoRa, oferece novas experiências aos turistas a partir da educação ambiental”, detalhou. 

Nos últimos meses, as startups foram aceleradas e receberam mentorias com especialistas do EmbraturLAB e conexões com outros especialistas e empresas. O gerente de Inovação explicou ainda o que o EmbraturLAB espera das soluções propostas. 

“Os desafios são os de tornar as regiões turísticas mais acessíveis; incentivar o empreendedorismo local fortalecendo as culturas e tradições regionais; preservar e promover a cultura e história através do turismo responsável; gerar renda através do turismo para as comunidades locais e apoiar a atuação de guias locais através da democratização da tecnologia”, afirmou. 

O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech Hub, líder em inovação no turismo do Brasil. Em 2023, a parceria já resultou na aceleração das oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.

Confira o cronograma completo da aceleração no site do EmbraturLAB: https://inovacao.embraturlab.com.br/aceleracao/.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.