INOVAÇÃO NO TURISMO

EmbraturLAB Sustentabilidade: Três startups são escolhidas para participar das provas de conceito e testar soluções turísticas

As empresas ‘Incentiv’ (SC), ‘eTrilhas’ (RJ) e ‘Fubá’ (SP) irão testar seus projetos durante três meses; locais ainda não foram definidos

.
.

06/05/24 – Três startups foram selecionadas para testar soluções turísticas propostas por elas, através do Edital de Aceleração Sustentável do EmbraturLAB, durante os próximos três meses. São elas: ‘Incentiv’ (SC), ‘eTrilhas’ (RJ) e ‘Fubá’ (SP). As empresas foram escolhidas entre as oito que participaram do Demo Day, etapa do edital em que as equipes do programa de inovação apresentam seus projetos para uma banca avaliadora. Os locais onde acontecerão as provas de conceito ainda não foram definidos. 

De maneira virtual, as empresas apresentaram seus projetos capazes de aprimorar ou resolver demandas socioambientais, especialmente para o turismo e hospitalidade. Nesta etapa, as startups escolhidas irão receber uma premiação para a elaboração de uma prova de conceito.

O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, afirmou que a escolha das vencedoras partiu da pluralidade sobre a qual o tema sustentabilidade pode ser abordado no turismo. 

“A Incentiv é um ecossistema de soluções focadas em gerar impacto social positivo, que conecta empresas, pessoas e projetos socioambientais, através de leis de incentivo fiscal. A eTrilhas é o aplicativo oficial da Rede Brasileira de Trilhas, que traz todas as informações necessárias para planejar a visita, como fotos, dados técnicos e mapas. A Fubá, através do aplicativo BoRa, oferece novas experiências aos turistas a partir da educação ambiental”, detalhou. 

Nos últimos meses, as startups foram aceleradas e receberam mentorias com especialistas do EmbraturLAB e conexões com outros especialistas e empresas. O gerente de Inovação explicou ainda o que o EmbraturLAB espera das soluções propostas. 

“Os desafios são os de tornar as regiões turísticas mais acessíveis; incentivar o empreendedorismo local fortalecendo as culturas e tradições regionais; preservar e promover a cultura e história através do turismo responsável; gerar renda através do turismo para as comunidades locais e apoiar a atuação de guias locais através da democratização da tecnologia”, afirmou. 

O programa de aceleração é desenvolvido em parceria com o Turistech Hub, líder em inovação no turismo do Brasil. Em 2023, a parceria já resultou na aceleração das oito startups, entre 180 inscritas, que apresentaram ideias que foram desde a criação de roteiros para afroturismo e de plataformas para unir turistas que viajam sozinhos até o uso de chips virtuais para melhorar a comunicação de turistas estrangeiros em solo brasileiro.

Confira o cronograma completo da aceleração no site do EmbraturLAB: https://inovacao.embraturlab.com.br/aceleracao/.