EM QUITO

No Equador, Embratur amplia oferta de destinos brasileiros de ecoturismo durante a AdventureELEVATE

Primeira edição do evento na América Latina reúne representantes da ATTA, em Quito, para networking e debate das tendências do segmento para 2024

Divulgação/Embratur
Primeira edição do evento na América Latina, a conferência regional reúne membros da Adventure Travel Trade Association (ATTA)

08/05/2024 – A Embratur participa, até esta quarta-feira (8), do AdventureELEVATE Latin America, em Quito, capital do Equador. Primeira edição do evento na América Latina, a conferência regional reúne membros da Adventure Travel Trade Association (ATTA) para debater temas sobre educação e networking, com a participação de formadores de opinião e profissionais da comunidade de viagens de ecoturismo e aventura de todo o mundo. O objetivo é obter uma visão das tendências para 2024.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi, estão presentes no encontro. De acordo com Persi, a estratégia da Embratur para o evento é a de ampliar a oferta dos destinos brasileiros, combinando o turismo de aventura e o ecoturismo com outros segmentos, como o afroturismo e o turismo de base comunitária. 

“O Brasil vem com uma estratégia de promover os destinos de turismo de aventura e ecoturismo que estão alinhados com as melhores práticas do turismo responsável do mundo. A nossa intenção é, também, diversificar a oferta para que a gente possa trazer, além das atividades de aventura e ecoturismo, outras diversidades de operação, como o afroturismo, a visitação em comunidades indígenas brasileiras e também promovemos as nossas praias que atuam com certificações internacionais, assim como as certificações de turismo de aventura e de meios de hospedagem sustentáveis”, reforça.  

A vice-presidente da Adventure Travel Trade Association, Gabriella Stowell, destacou que o Brasil é um destino turístico que tem todos os elementos do turismo de aventura: natureza, cultura e atividade física. “A parceria que temos com a Embratur é de grande importância, uma vez que o setor turístico brasileiro é uma referência mundial no turismo sustentável e turismo de natureza. O mundo precisa conhecer o Brasil, e, realmente, o Brasil é um exemplo a ser seguido por todos. Estamos ensinando os outros destinos da América Latina e do mundo, principalmente no tema da sustentabilidade. Começamos no Rio e agora vamos ter a COP 30. Então, realmente o país tem muito o que dizer e muito o que contribuir para essa comunidade da América Latina, da ATTA”.

Gabriella Stowell ainda enfatizou a importância do trabalho da Embratur, que é mostrar para o mundo que os destinos turísticos brasileiros estão abertos para receber os viajantes internacionais. “Os turistas estrangeiros visitam o nosso país para conhecer os pontos tradicionais, como o Rio, o Iguaçu, a Amazônia. Mas a Embratur tem mostrado a diversidade do Brasil, e que é possível conhecer o país como um todo”.

Informações do Portal de Dados da Embratur mostram que, em 2023, o Equador enviou 33.273 turistas aos destinos brasileiros. Até março deste ano, foram 8.643 visitantes. Tanto o Equador como toda a América do Sul fazem parte da estratégia da Agência na promoção dos destinos turísticos do Brasil. 

E uma das cidades brasileira que atrai um grande número de turistas estrangeiros é Foz do Iguaçu (PR). O complexo das Cataratas do Iguaçu atingiu, em 2023, a marca de 1,8 milhão de visitantes. Desse total, 43% são formados por estrangeiros de 163 nacionalidades, como os argentinos, estadunidenses, paraguaios, franceses, espanhóis e outros.

Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, André Alliana, que participa do AdventureELEVATE Latin America na capital do Equador, o turismo se apresenta como uma importante alternativa econômica, como um novo modelo de desenvolvimento em que a sustentabilidade tem um protagonismo.

“O turismo é uma indústria limpa, sobretudo o turismo de natureza e de aventura, que além de ser um dinheiro novo que chega num destino, é um dinheiro também consciente. E a atual política de promoção do turismo brasileiro no exterior tem valorizado a preservação e a conservação, que são pautas que conversam com os interesses dos turistas que querem buscar esses espaços. Então, quando a gente junta forças, sem dúvida nenhuma, o nosso processo de divulgação e conquista se dá muito mais amplo”, explica o secretário Alliana, que ressaltou as ações realizadas neste último ano em parceria com a Embratur.

Convite

A Embratur é associada da  ATTA e já realizou em 2024 ações voltadas para o turismo de natureza, como as quatro edições do “AdventureConnect”, realizadas em Madri, na Espanha, em Boston e Washington, nos Estados Unidos, e em Berlim, na Alemanha.

Serviço:

AdventureELEVATE Latin America 2024

Quando: De 6 a 8 de maio

Local: Quito, Equador.