03/06/24 – A Embratur esteve em Manaus, entre os dias 27 e 30 de maio, participando do 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) 2024 que, neste ano, teve como tema “Os dados como alicerces na governança dos destinos turísticos”. O objetivo do encontro foi reunir os mais de 60 observatórios de turismo do Brasil para compartilhar conhecimento e experiências no que se refere ao tratamento de dados com enfoque na governança dos destinos turísticos.
Segundo o gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, além de informações relacionadas à atividade turística, o evento poderá servir como base para aprimorar o planejamento de ações futuras da Agência.
“O encontro nos oferece uma fonte importante de dados sobre fluxos turísticos, perfil e hábitos de quem visita o Brasil, sejam brasileiros ou estrangeiros, para compor toda a rede de informações que a Embratur precisa para trabalhar, tomar decisões e elaborar projetos da melhor forma”, ressaltou.
A assessora de gerência Paula Schulz dos Santos participou, na quarta-feira (29), da mesa-redonda “Conexão – A transformação do Turismo Brasileiro por meio da atuação em rede: RBOT, MTur e Embratur”. Foram abordados temas como a importância da integração entre os observatórios com o apoio das entidades governamentais do turismo.
“A Embratur está, há um tempo, extremamente comprometida com os dados em turismo para o Brasil, para todos os membros da REBOT, para toda a sociedade organizada, professores, pesquisadores e jornalistas. Estamos abertos com os dados, não só no nosso portal, mas com os dados que solicitarem em forma de parceria para atender o Brasil inteiro. O evento acontecer em Manaus é extremamente importante porque é uma região que tem muito a oferecer em termos de turismo internacional, e a Embratur enxerga muito potencial para muito além do sol e praia que o Brasil costuma oferecer”, comentou.
Dados regionais
Ainda no encontro, a Embratur assinou um compromisso com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para a criação de uma plataforma de dados turísticos regionais, começando pela Amazônia. Essa plataforma vai compilar dados como o de fluxos turísticos, perfil e hábitos dos viajantes, oferta turística e geração de empregos.
Pelo planejamento, as ações irão começar em junho e os primeiros resultados serão apresentados até novembro deste ano.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.