07/06/2024 – A Embratur participou, pela primeira vez, do CONNECT – New World, encontro que reúne companhias aéreas, aeroportos e destinos do Caribe e das Américas. A edição 2024 ocorreu em Willemstad, Curaçao, com reuniões em rodadas de negócios e oportunidades de networking. Desde quarta-feira (5) até esta sexta (7), a Agência atuou para fortalecer as parcerias que vêm permitindo o aumento da conectividade do Brasil com o mundo.
Participaram ao lado da Embratur, as concessionárias CCR Aeroportos, RIOgaleão e BH Airport, a Azul Linhas Aéreas e a Embraer. Durante o evento, o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat, divulgou o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), apresentando o resultado da primeira chamada do edital, e fomentando adesão de novas inscrições para a segunda chamada – vigente de 3 a 25 de junho. O programa é decorrente de parceria Embratur, Ministério do Turismo e Ministério de Portos e Aeroportos e utiliza recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica a importância da presença da Agência no encontro. “O turismo é um vetor de desenvolvimento muito importante do Brasil e o aumento de turistas estrangeiros é decisivo na geração de emprego e renda. Estar presente em eventos como esse mostra que a Embratur entende a importância do setor e trabalha sempre pensando em ampliar nossa conectividade”, destaca.
Philipe Karat reforçou que as ações da Agência estarão em consonância com os demais participantes brasileiros do evento. “Tivemos a oportunidade de encontrar empresas aéreas estratégicas para o Brasil para, por meio de aumento de conectividade, induzir o aumento do fluxo de turistas estrangeiros para o país. A presença da Embratur também reforça o momento oportuno para concretização das negociações realizadas pelos aeroportos brasileiros sinalizando ao mercado o vigor da nova gestão da Embratur”, destacou.
Presente ao evento, o gerente de Planejamento de Malha da Azul Linhas Aéreas, Vitor Silva, celebrou a parceria com a Embratur. “Essa união tem sido muito exitosa nos últimos anos e estamos desenvolvendo novos mercados”, afirmou.
A CEO do CONNECT, Karin Butot, destacou o ambiente favorável aos negócios durante o evento. “Foi ótimo realizar a segunda edição do Connect New World aqui em Curaçao. Recebemos a comunidade da aviação aqui, a Embratur, os aeroportos do Brasil e foi uma oportunidade incrível de networking, negócios, reuniões e poder conectar os destinos latino-americanos a empresas e companhias que atuam no Caribe”.
Além de reuniões e diálogos com companhias aéreas, Karat também participou do painel “Soluções Sustentáveis para a Aviação & Casos de Negócios em Turismo”. Na ocasião, ele apresentou as ações de sustentabilidade que a Embratur desenvolve desde o início da nova gestão e discorreu sobre como os voos diretos ao Brasil auxiliam na redução das emissões de CO2 pelo turismo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.