12/06/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou um protocolo de intenções com o grupo de empresários do Amazonas Cluster de Turismo, que tem como objetivo promover ações de divulgação internacional do Norte do país, em especial a Amazônia, e a troca de boas práticas turísticas e informações estratégicas para o fomento da região. A assinatura aconteceu após uma reunião entre Freixo e o grupo, no fim da manhã desta quarta-feira (12), na sede da Embratur, em Brasília.
Além de Freixo, participaram do encontro pela Agência o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, o gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis, a gerente de Gabinete da Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Kátia Bitencourt, a coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado, Carina Camara, e a coordenadora da Região Norte, Roselene Medeiros.
Do grupo de empresários participaram do encontro o sócio-operador da Anavilhanas Jungle Lodge e do Hotel Villa Amazonia, Antonio Augusto Orcesi da Costa Filho, o diretor da Juma Amazon Lodge e da Juma Ópera, Caio Fonseca, e o presidente do grupo, Kleber Augusto Bechara de Oliveira, além do presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.
O Cluster é um coletivo de hotéis e hospedarias de pequeno e médio porte que se uniu para desenvolver ações em benefício do trade turístico e do turista que procura o turismo de selva no estado do Amazonas. Entre os empreendimentos há hotéis de floresta, flutuantes e pousadas urbanas.
A Embratur tem trabalhado para divulgar os destinos brasileiros da Amazônia e fortalecer a conexão aérea com a região. Além do protocolo de intenções com o grupo de empresários, a Coordenação de Parcerias e Competitividade já vem atuando no desenvolvimento de parcerias institucionais com outros representantes da região, como a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), por exemplo. Uma das ações planejadas para a região é uma press trip com seis comunicadores dos Estados Unidos durante o Festival de Parintins (AM), que acontece em 28, 29 e 30 de junho.
Ferramentas estratégicas
Durante a conversa, Freixo destacou que Embratur tem uma série de ferramentas já à disposição das empresas e dos governos para ajudá-los na promoção internacional dos seus destinos. Entre elas, o Painel de Dados da Embratur, com informações e números para ajudar governos locais e estaduais e empresas a tomarem decisões para a promoção turística de destinos com maior eficiência e menor desperdício.
“Essa é uma pauta para aproximarmos a Embratur da realidade dos destinos da Amazônia e sabermos como podemos ajudá-los na promoção internacional. Criamos um setor de inteligência de dados que está à disposição do setor público e do privado para ajudar na tomada de decisão de quem está na ponta. No turismo, esses dois mundos tem que se entender. Nós temos uma capacidade de promoção internacional que vocês precisam e, vocês, o conhecimento dos destinos e das necessidades locais que nós precisamos”, afirmou o presidente da Embratur.
Outro ponto que Freixo destacou é que o turismo no Amazonas é um modelo econômico que permite a preservação da floresta e a geração de emprego e renda. Antonio Augusto Orcesi, por sua vez, lembrou que a Região Norte tem o potencial para se tornar uma importante porta de entrada para o Brasil, aumentando a circulação nos municípios, o turismo na região e fortalecendo as rotas aéreas para o Brasil. Ele lembrou que o voo de Miami, nos Estados Unidos, para Manaus (AM), dura cerca de cinco horas.
Orcesi também destacou que o turismo na região tem um forte componente cultural. “Hoje a realidade dos hotéis de selva da Amazônia mudou. Deixou de ser de grandes empreendimentos. Temos hotéis de pequeno porte com uma experiência muito mais intimista e responsável [ambientalmente]. Trabalhamos com a gastronomia local, tem um guia caboclo que viveu na floresta a vida toda e que vai apresentar a trilha a partir dos seus conhecimentos da Amazônia”, exemplificou.
Protocolo de intenções
O documento assinado firma o compromisso de apoio de iniciativas no âmbito do Projeto Amazônia, que visa alavancar internacionalmente os destinos e as experiências da Amazônia. O protocolo oficializa uma parceria estratégica com o intuito de fortalecer os destinos e as experiências turísticas da região no mercado internacional, assim como a troca de experiências e boas práticas relacionadas ao turismo sustentável.
Também fortalece a divulgação da “Marca Brasil” nos empreendimentos e equipamentos no destino e, ainda, na prestação de serviços, para consolidar a logo no Brasil e no mundo. Caberá à Embratur, dentre outras coisas, o apoio à participação em ações de promoção do turismo sustentável nos mercados estratégicos internacionais e disponibilizar dados e informações de caráter técnico, que sejam de seu domínio e possibilidade.
E caberá ao Amazonas Cluster de Turismo disponibilizar os meios necessários à execução do Protocolo de Intenções, no âmbito de sua competência, identificar experiências turísticas já adequadas, ou com potencial para atender o mercado internacional, e subsidiar as ações a serem realizadas pelo grupo e em conjunto com a Embratur.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.