13/06/2024 – A Embratur e o Google firmaram parceria para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor de turismo, incluindo restaurantes, hotéis e agências de viagem. A iniciativa oferece workshops e conteúdos sobre boas práticas para melhorar a competitividade dos produtos e serviços desses negócios. As ações serão divulgadas no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, com o objetivo de fomentar o crescimento do turismo brasileiro, começando pelo Rio de Janeiro.
O projeto “Conecte, engaje e dê seu próximos passo com o Google” foi apresentado em evento nesta quinta-feira (13), no Sheraton Hotel, em São Conrado, no Rio, e contou com a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do diretor de parcerias do Google, Newton Neto; do presidente da Riotur, Patrick Corrêa; do presidente da Abrasel/RJ, Pedro Hermeto, e de mais de 200 convidados do trade turístico local.
A parceria prevê, além de workshops com dicas para uso de ferramentas do Google – como cardápio digital e reserva de mesas direto pelo aplicativo –, a capacitação de empreendedores para melhor recepcionar visitantes de outros países, fornecendo, por exemplo, informações e menu em mais de um idioma. Os empresários interessados em fortalecer sua presença digital poderão acessar o site do EmbraturLAB e, nele, ter acesso a treinamentos e tutoriais. As dúvidas poderão ser tiradas através do e-mail: embraturlab@embratur.com.br.
É importante destacar que com o perfil empresarial do Google atualizado, a gigante digital melhora a busca e as informações no aplicativo, aumentando a visibilidade e, consequentemente, a importância desses empreendimentos.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, avalia como positiva a parceria entre a Agência e a gigante tecnológica. “É extremamente importante. Embratur e Google estão há um ano fazendo essa parceria e os primeiros resultados já começam a aparecer”, diz.
“Não é importante só para o Google e para a Embratur, é importante para cada dono de bar, para cada dono de restaurante, de hotel, para as agências de viagens, para todos esses operadores que na ponta recebem esse turista estrangeiro. Qualquer turista hoje, quando vai visitar um lugar, primeiro ele visita através da tecnologia, através do seu computador”, completa.
Freixo lembra aos empreendedores que a digitalização dos destinos turísticos e dos empreendimentos também ajuda os turistas interessados a visitarem o Brasil a conhecerem um pouco do que eles terão à disposição no país. “Então, é essa a parceria, esse é o objetivo: fazer com que mais turistas estrangeiros venham para cá, que gere mais emprego e renda, e que nossa ponta do turismo, nossos donos de bares, restaurantes e hotéis, estejam capacitados para esse mundo digital”, lembra.
Pilares da parceria
Para o diretor de parcerias do Google, Newton Neto, a união entre a Embratur e o Google tem como pilares a promoção internacional dos destinos brasileiros, e a chance de equipar os pequenos e médios empreendedores do trade “no que se refere a criar uma presença online”. “Ter uma presença robusta na internet faz com que pessoas que estão interessadas em visitar destinos, que buscam por um restaurante, um hotel, um passeio, encontrem esses empreendimentos facilmente no Google Maps e na busca do Google. E capacitar esse setor é fundamental para que eles cresçam o seu negócio”, explica.
“A parceria entre Embratur e Google é um passo crucial para impulsionar a digitalização das pequenas e médias empresas de turismo no Brasil. Ao fornecer ferramentas, capacitação e visibilidade, essa iniciativa oferece aos empreendedores a oportunidade de expandir seus negócios, alcançar novos mercados e fortalecer a economia local, promovendo um setor mais competitivo e conectado”, acrescenta Neto.
Vlog do Bafo da Prainha
Os vídeos da ação piloto da parceria, que promoveu a digitalização do restaurante Bafo da Prainha, foram lançados durante o evento desta quinta, no Sheraton Hotel, no Rio. A ação teve apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel-RJ).
Focados no perfil empresarial de Raphael Vidal e na operação do restaurante, os vídeos em formato de vlog apresentam de forma leve e divertida o processo dos workshops e destacam as mudanças implementadas nos perfis do Google Meu Negócio do Bafo da Prainha e outros empreendimentos liderados por Raphael e seu sócio, Davidson.
A intenção é mostrar como funciona o projeto para outros empreendedores. A escolha do participante do piloto levou em conta a relevância do negócio em uma região com grande atratividade turística.
Em uma das filmagens, Vidal destaca a importância da digitalização. “Se eu soubesse um pouquinho antes, a gente teria decolado mais rápido. Participar deste movimento com o Google e com a Embratur foi importantíssimo, e os resultados já aparecem. Consigo trabalhar o turismo local e ver as informações no nosso painel, como reservas e preços. Isso foi uma vantagem enorme pra gente”, afirmou.
O presidente da Abrasel/RJ, Pedro Hermeto, destacou a importância da parceria para o segmento de bares e restaurantes. “A Abrasel tem por objetivo dar a mão para o empresário na jornada dele, desde o nascimento até o desenvolvimento [do negócio], e com o Google, por intermédio da Embratur, a gente é capaz de abrir oportunidades para esses empresários que têm dificuldade de recursos humanos e financeiros para acessar essas ferramentas tecnológicas”, declarou.
Questionado sobre a importância de o projeto começar pelo Rio de Janeiro, Freixo lembra que a capital fluminense é “a grande porta de entrada do Brasil e o lugar mais conhecido”. “Nenhuma cidade do mundo tem esse design que o Rio de Janeiro tem, esse espetáculo de natureza, de cultura, tudo ao mesmo tempo, então é a cidade mais conhecida, a cidade brasileira mais conhecida do mundo e a gente começa por aqui, mas o objetivo é chegar no Brasil inteiro”, antecipou.
O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, lembrou de outros projetos que têm ajudado a melhorar a experiência turística no Rio, através de parceria com o laboratório de inovação da Embratur. “Realizamos constantes parcerias com o EmbraturLAB e uma das que tem trazido trazido bons resultados são as pesquisas de satisfação do turista por meio QR Codes. Elas nos mostram a percepção deles durante a estadia aqui e permitem que o setor público e privado trabalhem em conjunto na captação e na consolidação do Rio como destino”, citou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.