24/06/2024 – Visando internacionalizar cada vez mais os destinos nacionais e promover uma política de apoio à captação de eventos, convenções e negócios para o Brasil, a Embratur participou, nas últimas quinta (20) e sexta-feira (21), da 8ª edição do UneCongresso. O evento é promovido pela União Nacional de Conventions & Visitors Bureaux – CVBs – e Entidades de Destinos (Unedestinos), e reuniu CVBs de 14 estados, além da Agência e outras entidades do setor.
Voltado para associados da Unedestinos, o encontro aconteceu no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista. Os participantes assistiram a uma série de workshops e tiveram a oportunidade de trocar experiências de boas práticas e construir networking.
Na sexta, o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, conversou com representantes em uma palestra com o tema ‘Cenário da promoção do Brasil e ações e propostas para fortalecer o turismo nacional’.
“A gente está promovendo a política de apoio, captação e promoção de eventos internacionais. Estamos fomentando a internacionalização dos destinos nesse encontro que reúne, eu diria, os principais conventions bureaux do Brasil. O convention, hoje, é um parceiro privado importantíssimo pra gente. E a gente precisa alinhar a promoção do destino com a comercialização e com as estratégias individuais. É quando a gente começa a ter, de uma forma uníssona, uma estratégia de Brasil, junto aos Conventions & Visitors Bureaux”, explicou Nakagawa.
Na quinta, a coordenadora de Captação e Promoção de Eventos Internacionais da Embratur, Cintia Mari Hayashi, falou sobre ‘Como alavancar o ranking do Brasil na ICCA [Associação Internacional de Congressos e Convenções]’. Cintia também integra o conselho da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA América Latina). Em maio, a associação divulgou o ranking de 2023 e o Brasil ficou em 1º lugar da América Latina, voltando ainda ao top 20 global.
O presidente da Unedestinos, Toni Sando, destacou a importância de ter a Agência no evento. “A participação da Embratur no UneCongresso foi fundamental justamente para alinhar as estratégias de captação de eventos e a força-tarefa para colocar o Brasil no ranking da ICCA de volta entre os principais destinos para eventos”, disse.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.