PARIS 2024

30 dias para Paris: Embratur, Sebrae e COB levam brasilidade à capital francesa com a Casa Brasil

Ação contará com lançamento de campanha na Europa e atividades que mostram a energia e alegria do povo brasileiro
Divulgação
Casa Brasil ocupará área de 5 mil metros quadrados no Parc La Villete, em Paris

26/06/24 – A contagem regressiva já começou: faltam apenas 30 dias para os Jogos Olímpicos de Paris e a abertura da Casa Brasil. A partir do dia 26 de julho, o país terá um espaço exclusivo no Parc La Villette com música, esportes, apresentações culturais e de dança, gastronomia e a alegria característica dos brasileiros. A Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que terá patrocínio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O principal objetivo é que os mais de 15 milhões de turistas que devem passar pelo parque conheçam e se encantem pelo Brasil. Para promover ainda mais a exuberância dos nossos destinos, com sol, praia e natureza, a Embratur lançará uma nova campanha para os países da Europa. O lançamento oficial acontecerá na Casa Brasil, no dia 27 de julho. 

A Casa Brasil será um ponto de encontro vibrante para torcedores e atletas brasileiros durante os 17 dias de competição – até o dia 11 de agosto. Os visitantes poderão aproveitar uma programação intensa de experiências esportivas tipicamente brasileiras, como o vôlei de praia e o frescobol, e campeonatos de danças como axé, passinho e samba. Para os amantes do futebol, as partidas serão ao estilo brazuca: o famoso “golzinho”, feito com sandálias no chão. 

Muitas atividades acontecerão na Arena Embratur Sebrae, uma quadra esportiva inspirada em arte urbana brasileira que será palco das ações interativas entre os visitantes. A Embratur também participará da oficina de vôlei de praia comandada pela campeã olímpica Jackie Silva, quando os visitantes terão uma oportunidade única de aprender sobre o esporte tradicional das praias brasileiras com uma medalhista de ouro. 

A Casa Brasil terá dois palcos – um exterior e outro interior –, onde várias atrações musicais e culturais irão acontecer. A Embratur participará das apresentações com artistas representando a diversidade de ritmos da música brasileira. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, falou sobre a expectativa para a promoção do Brasil na França. “Com certeza, nós faremos a melhor Casa Brasil da história dos Jogos Olímpicos. A Embratur está junto com Sebrae e o COB para fazer tudo isso acontecer e promover o nosso país com tudo que temos de melhor – nosso esporte, nossa música e, principalmente, nossa alegria de viver que irá contagiar Paris. Nosso principal objetivo é deixar os visitantes internacionais com um gostinho de Brasil e, espero, com a viagem agendada para conhecer o nosso país”, afirmou.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, também demonstrou otimismo. “Estamos trabalhando em sinergia e parceria para assegurar a promoção do Brasil no turismo, onde os pequenos negócios representam 95% das empresas, e fazem a diferença. O turismo internacional vem acumulando recordes e só nos primeiros três meses deste ano registrou um aumento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2019. Um evento da magnitude das Olimpíadas é a oportunidade perfeita para impulsionarmos esse movimento”, comentou.

Diretor de Marketing do COB, Gustavo Herbetta comemorou a parceria. “Poder contar com a Embratur e o Sebrae como parceiros da Casa Brasil propicia ao COB entregar aos fãs do Time Brasil e visitantes de outros países, que será o público predominante, exatamente o conceito idealizado do nosso projeto, que é unir o que temos de melhor para divulgar o nosso país: esporte, nossos destinos maravilhosos e nossa cultura através de experiências únicas que vamos oferecer no espaço”, destacou.

A Casa Brasil estará aberta todos os dias, das 13h às 22h. A programação da Embratur em parceria com o Sebrae acontecerá entre 16h20 e 18h.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.