26/06/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou uma parceria com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames) para promover o turismo e a cultura brasileira por meio de jogos digitais. O acordo foi firmado nesta quarta-feira (26) durante o Gamescom Latam, considerado o maior evento de jogos da América Latina, realizado em São Paulo (SP). O prêmio “Brasil Tá Pra Game” irá reconhecer e premiar iniciativas que colaborem com a promoção do turismo em ambientes criados por jogos digitais.
Segundo Freixo, o principal objetivo da parceria com a Abragames é engajar visitantes gamers a conhecer o Brasil e incentivar os destinos brasileiros a adotarem os jogos digitais como estratégia de promoção de turismo.
“A indústria dos jogos já ocupa a segunda posição entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para televisão. Queremos fazer algo que, no Brasil, ainda é pouco utilizado: usar os games para motivar viajantes e melhorar a experiência desses turistas”, avaliou o presidente da Embratur.
Segundo o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, os games são muito mais do que apenas jogos.
“A gente acredita que os games são, também, um veículo de promoção muito importante, sobretudo para o turismo brasileiro, para o turismo cultural principalmente. Os jogos não servem só para um propósito, temos games voltados para a saúde, para a educação, para o entretenimento, e o turismo não podia ser diferente, não podia ficar de fora. É uma forma interessante de evidenciar a cultura brasileira no mundo. Estamos dando mais um passo para o século XXI”, concluiu.
O período de inscrições para os projetos começa neste dia 26 de junho e segue até o dia 31 de julho. As soluções serão escolhidas em duas categorias: Jogos de Promoção do Destino Turístico e Jogos de Engajamento e Experiência Turística. Na primeira, serão eleitas soluções que desenvolvam jogos com o intuito de promover destinos turísticos e que tragam informações sobre a cultura local e elementos culturais. Na segunda, os games devem trazer soluções que envolvam os turistas com experiências imersivas por meio de jogos baseados em localização, jogos sociais e games que integrem elementos culturais do destino.
A Comissão de Seleção levará em conta os seguintes critérios: ser uma empresa desenvolvedora de jogos digitais constituída e sediada no Brasil; os jogos devem ter sido lançados comercialmente a partir de 01/01/2020; games com formato “jogáveis” (hands on, gameplay, etc); execução em PC ou Consoles, jogos acessíveis via navegador web, para tablets, celulares e demais dispositivos portáteis; games com arte própria e originais e executados na plataforma indicada durante a submissão.
O primeiro lugar do desafio leva R$ 70 mil; os segundo e terceiro lugares recebem, cada um, R$ 40 mil. Para conhecer mais sobre o desafio, acesse: https://inovacao.embraturlab.com.br/desafio-brasil-ta-pra-game/.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.