TURISMO SUSTENTÁVEL

Importância da sustentabilidade em planejamento estratégico da promoção turística é tema de workshop na Embratur

Conexão Embratur, que teve a parceria com o Instituto DEL, mostrou como as práticas sustentáveis são cada vez mais importantes para os turistas internacionais; IDEL representa a Fundação Holandesa Green Destinations no Brasil
Renato Vaz/Embratur
Capacitação do IDEL, entidade que representa a Green Destinations no Brasil, foi viabilizada em parceria firmada com a Embratur em abril

27/06/24 – A Gerência de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur (GECI) promoveu, na terça-feira (25), mais uma edição do Conexão Embratur, evento voltado para os colaboradores da Agência. Com foco na importância da sustentabilidade na elaboração da estratégia de promoção internacional do Brasil, o workshop é resultado de uma parceria da Embratur com o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), que representa a Fundação Holandesa Green Destinations no Brasil. 

Segundo a gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, Mônica Samia, a sustentabilidade, cada vez mais importante para os turistas internacionais que visitam o país, é um dos pilares das ações de planejamento estratégico dentro e fora da Agência. 

“O nosso trabalho vai muito ao encontro de como é que a gente pode trabalhar melhor a promoção internacional, seja dos destinos ou mesmo dos empreendimentos que já estão sendo certificados como sustentáveis hoje no Brasil. Como podemos posicionar melhor o Brasil a partir dessa perspectiva? Então, é nisso que a Embratur e o Instituto DEL trabalham: observando como outros países têm se posicionado e têm usado a sustentabilidade na sua promoção, e irmos caminhando nessa direção”, explicou. 

O diretor superintendente do IDEL, Osmar Vincentin, e o diretor técnico da entidade e também coordenador de projetos do Green Destinations no Brasil, Andreas Dohle, trataram do tema em duas palestras seguidas de bate-papo com os colaboradores. 

Reforçando a relevância da sustentabilidade para o turismo, Dohle apresentou dados da plataforma Booking.com, segundo a qual 75% dos viajantes pedem “ofertas de viagens mais sustentáveis” e 85% dos viajantes que desejam opções de viagem mais sustentáveis ​​não conseguem encontrá-las.

“Os turistas querem, o turismo precisa e o governo aposta. Temos que seguir nesse caminho, com políticas públicas e o que elas geram. A sustentabilidade é uma das garantias para o turista e para as operadoras brasileiras”, reforçou o diretor técnico. 

Parceria
Embratur e IDEL firmaram uma parceria em abril deste ano, durante a WTM Latin America, em São Paulo, com o objetivo de trabalhar uma estratégia de promoção conjunta dos destinos e empreendimentos certificados e trocar experiências e boas práticas relacionadas ao turismo sustentável e responsável. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.