PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

World Travel Awards: Brasil vence quatro categorias do ‘Oscar do Turismo’ e é tri em Melhor Destino para Cruzeiros da América do Sul

Rio de Janeiro foi considerada a Melhor Cidade Cultural da América do Sul e a Melhor Cidade para Passar o Fim de Semana em 2024

Tomaz Silva/Agência Brasil
Pelo terceiro ano seguido, Brasil faturou a categoria Melhor Destino para Cruzeiros da América do Sul

03/07/2024 – O Brasil levou quatro categorias do prêmio World Travel Awards (WTA), considerado o “Oscar do Turismo”. A premiação contempla os destinos turísticos que se destacaram no último ano e são considerados referência em diversas categorias do setor. Um dos destaques brasileiros foi o tri na categoria Melhor Destino para Cruzeiros da América do Sul.

O Brasil venceu a categoria em 2022 e 2023, quando também foi nomeado à premiação global. Os vencedores foram escolhidos por votação online no site da WTA. 

Referenda a predileção do país na categoria os dados da Cruise Lines International Association (Clia), a maior associação da indústria de cruzeiros no mundo. De acordo com a entidade, a temporada brasileira de cruzeiros marítimos de 2022/2023 registrou um aumento significativo na movimentação econômica. Foram mais de R$ 5 bilhões injetados na economia, com 79.567 postos de trabalho e recorde de mais de 800 mil cruzeiristas. Ainda de acordo com a Clia, a geração de tributos foi de R$ 546,2 milhões, e a previsão é que a temporada 2023/2024 seja ainda melhor.

Outro destaque brasileiro foi na categoria de “Melhor Cidade para Passar o Fim de Semana da América do Sul 2024”, que ficou com o Rio de Janeiro (RJ). Principal portal de entrada dos turistas internacionais no Brasil, a capital fluminense também levou o prêmio de “Melhor Cidade Cultural da América do Sul 2024” e de “Principal Destino da América do Sul para Cruzeiros 2024”.

E em ano de Jogos Olímpicos na França, foi São Paulo (SP) que ganhou o “Melhor Destino de Turismo Esportivo da América do Sul 2024”. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou as vitórias. “Os prêmios da WTA para o Brasil são mais que merecidos. Somos referência em diversos setores do turismo, o que demonstra o grande potencial que temos. É o reconhecimento do trabalho de muita gente que faz a roda do turismo girar, faz os olhos dos turistas brilharem e faz a nossa economia crescer, gerando mais emprego e renda para um setor formado, em 95%, por micro e pequenas empresas. Vamos celebrar e já adiantar que, com o trabalho duro que estamos desenvolvendo, vamos multiplicar as premiações nos próximos anos”, afirmou.