OLIMPÍADAS 2024

Casa Brasil 2024: Embratur coloca Ceará em destaque em exposição durante os Jogos Olímpicos de Paris

Espaço que receberá delegações brasileiras e visitantes europeus vai promover destinos cearenses como Cumbuco, Jericoacoara, Canoa Quebrada e Icaraizinho de Amontada

Divulgação/Sebrae e Embratur
Kitesurf em praias do Ceará será um dos atrativos de cubo na Casa Brasil

12/07/2024 – A Embratur, o Sebrae e o Governo do Ceará – por meio da Secretaria do Turismo (Setur) – irão apresentar os destinos de praia do estado, a excelente infraestrutura e as boas condições para a prática de kitesurf, além do artesanato, em uma exposição em Paris, durante a Olimpíada. A experiência imersiva acontecerá em espaços batizados de cubos. Voltados para o turista internacional, essas instalações abrirão as portas em 26 de julho, no mesmo dia do início do evento esportivo, para apresentar estados representantes do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país, e funcionarão na Casa Brasil, endereço parisiense que receberá as delegações esportivas brasileiras e visitantes europeus e de outras partes do mundo curiosos com os destinos nacionais.

A Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Embratur e do Sebrae. A expectativa é que esse espaço seja um ponto de encontro para torcedores e atletas durante toda a competição. Lá, estrangeiros que estiverem em Paris para os Jogos poderão aproveitar uma programação de experiências esportivas tipicamente brasileiras, como o futebol de rua, o vôlei de praia e o frescobol, além de campeonatos de danças e os cubos, que promoverão destinos nacionais a partir do audiovisual, de exposições de peças e outras atividades.

Decorado com estética de Sol e Praia, no cubo do Ceará, visitantes conhecerão um pouco sobre a capital, Fortaleza, e praias como Cumbuco, Jericoacoara, Icaraizinho de Amontada, no litoral Oeste, e Canoa Quebrada no lado Leste do estado. O kitesurf será o grande destaque, já que o estado é considerado referência mundial pelos bons ventos e a infraestrutura que oferece em equipamentos hoteleiros, onde o visitante que deseja aprender a velejar pode encontrar, por exemplo, a prancha e o instrutor para auxiliá-lo. No local destinado a essa experiência, ficará um espaço instagramável com os equipamentos necessários para a prática desportiva.

Secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque destaca que o objetivo da ação é impulsionar o fluxo turístico, sobretudo de estrangeiros que são interessados na modalidade esportiva. Ela destaca que o estado conta com boa conectividade com a Europa, especialmente com a França, o que pode facilitar a preferência desse estrangeiro pelo Ceará.

“Bons ventos e uma excelente infraestrutura para turistas do mundo todo praticarem kitesurf são uma marca do Ceará, estado capaz de encantar a todos. Por isso, estamos unidos nesse projeto da Embratur e do Sebrae buscando atrair esse visitante europeu. Ele encontra facilidade em acessar nosso destino, já que contamos com voos diretos para Paris, que a partir de outubro serão cinco frequências. Além disso, nossa riqueza cultural, representada pelo artesanato, também estará em destaque, pois acreditamos que um destino que promove suas raízes, ele se qualifica e oferece experiências únicas aos seus visitantes”, destaca Yrwana. 

As imagens serão apresentadas em filmagens de plano-sequência, em primeira pessoa, e incluirão, além dos cenários, conversas com um artesão do grupo Grão de Cor, parceiro da Rede Artesol – a maior plataforma de artesanato de raiz cultural do mundo.

Os artistas do grupo Grão de Cor, que desenham paisagens em garrafas com areia colorida, representarão o artesanato cearense na instalação da Embratur. No vídeo no interior do cubo, os visitantes poderão acompanhar uma conversa legendada em francês e inglês com um desses artesãos. O bate-papo também conta com uma geóloga, que mostra a importância da ciência e do conhecimento do solo para a escolha das areias utilizadas, segundo suas cores, na manutenção da tradição e do ofício. O Ceará dividirá o cubo com a exposição do Rio Grande do Norte, ambos representando a região Nordeste.

De acordo com a gerente de Projetos Especiais da Embratur, Marina Arruda, os cubos foram pensados com um padrão, mas com narrativas próprias de cada estado presente. “Tem um padrão nos cubos, com elementos tecnológicos, um espaço de exibição e um canto instagramável. Vamos apresentar um conteúdo de forma regionalizada. Então, cada um mostrará seus destinos e características culturais e terá seus próprios personagens”, destaca.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica o objetivo da ação durante os Jogos. “Diariamente milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil, e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é o estado do Ceará, suas praias, cultura, gastronomia. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única promover isso durante a Olimpíada”, afirma.

Além dos atrativos regionais customizados nos cubos, os visitantes da Casa poderão aproveitar programações esportivas e culturais na Arena Sebrae Embratur, onde diariamente haverá competições de esportes tipicamente brasileiros, como o “golzinho”, o vôlei de praia e o frescobol, além de aulas coletivas seguidas de desafio de danças como axé, samba e forró, entre outros. 

Mais sobre a Casa Brasil
A Casa Brasil será instalada no Parc de La Villette, em Paris, e terá 5 mil metros quadrados. O espaço será ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.

O espaço ficará aberto durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e além de ser palco de apresentações culturais e musicais, será usado nas comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada. 

 A Casa Brasil conta com áreas interna e externa. A parte interna terá 2 mil metros quadrados, com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia nacional, como brigadeiro e pão de queijo, além da tradicional caipirinha. 

 Na parte externa, que terá 3 mil metros quadrados, haverá um gramado sintético onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações. Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.