13/07/2024 – A movimentação aérea internacional para São Paulo (SP) na semana de 8 a 14 de julho de 2024 teve um aumento de 15% no volume de passageiros em relação ao mesmo período de 2023. O estudo da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, com auxílio da plataforma Forward Keys, mostra que o crescimento ocorre às vésperas do FIA World Endurance Championship – “Les Mans – 6 Horas de São Paulo” (Campeonato Mundial de Endurance da FIA, em tradução livre), a mais importante disputa internacional de carros esportivos do mundo.
O evento ocorre neste fim de semana no Autódromo de Interlagos, com atrativos desde a sexta-feira (12). A largada para a corrida oficial será neste domingo (14), a partir das 11h30. De acordo com o levantamento da Embratur, o maior crescimento em número de passageiros vem do México, com 74,5% a mais que na mesma semana de 2023. Em segundo lugar vem a Colômbia, com incremento de 61,3%, seguida por Canadá, com mais 43%, Portugal, com acréscimo de 43,5% e Espanha, com 44,3% de turistas internacionais a mais.
Os números da Secretaria de Turismo de São Paulo corroboram com o levantamento da Agência. Com base na venda de ingressos, a estimativa total de público para os três dias de evento é de 41,2 mil espectadores, sendo 61% do público formado por não-residentes na capital e na região da Grande São Paulo. De acordo com o órgão, a expectativa é que a disputa reúna 3.040 turistas internacionais. Desse total, 1.840 vem para assistir a corrida e devem deixar mais de R$ 2,9 milhões na economia da capital paulista.
Os outros 1,2 mil fazem parte da equipe técnica, com um gasto total, somados os três dias, de mais de R$ 1,9 milhões. O FIA World Endurance Championship deve movimentar cerca de R$ 106,3 milhões. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a disputa coloca o Brasil em evidência no exterior. “São Paulo, assim como o Rio de Janeiro, tem vocação para esses grandes eventos que, além de trazerem mais turistas internacionais, significam muito para a nossa economia”, ressaltou.
“Além do Mundial de Endurance neste fim de semana, São Paulo também vai receber, em 6 de setembro, o primeiro jogo da National Football League (NFL) na América do Sul. A Embratur acompanha esses movimentos, ajuda a profissionalizar o trade, justamente para cativar esses turistas para que voltem depois. Esses acontecimentos significam mais emprego e renda e mais desenvolvimento para as cidades”, acrescenta Freixo.
O FIA World Endurance Championship atrai pela disputa com mais de 35 carros na pista ao mesmo tempo e pela oportunidade para os espectadores de admirarem o que há de mais moderno no automobilismo. São tecnologias desenvolvidas de design, desempenho, segurança e outras, desenvolvidas por pelo menos 10 fabricantes de renome internacional como Ferrari, Toyota, Peugeot, Porsche, Cadillac, Alpine, e Lamborghini, por exemplo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.