15/07/2024 – Para fortalecer a identidade cultural do samba, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, e potencializar o turismo no país, a Embratur lançou o Desafio Rota do Samba, neste domingo (14), no Rio de Janeiro. A iniciativa do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Agência, convoca startups para propor soluções tecnológicas que vão gerar novas rotas e experiências relacionadas ao gênero musical brasileiro, começando pelo Rio. O edital do projeto foi publicado nesta segunda-feira (15) e os interessados podem inscrever as suas propostas até o dia 16 de agosto, através do site do EmbraturLAB.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, cultura e tecnologia devem andar juntas no fortalecimento das tradições brasileiras e na geração de emprego e renda. “A história do samba está nas comunidades que fizeram e fazem desse ritmo a maior expressão da identidade cultural brasileira quando falamos de música. E o turista que vem ao Brasil precisa conhecer essa história, e viver essa experiência autêntica, de viver o samba em sua raiz. Para realizar essa missão, convidamos startups para desenvolver soluções que ofereçam ao estrangeiro a possibilidade de imergir nesse universo, tudo isso gerando emprego e renda para as comunidades que mantêm as tradições vivas”, explicou Freixo, no evento de lançamento do concurso.
O evento de lançamento do Desafio ocorreu na Feira das Yabás e teve a participação da cantora e compositora, Teresa Cristina, e do sambista, Marquinhos de Oswaldo Cruz. “Espero que esse projeto consiga chegar aos mais velhos que fizeram parte da história do samba e dar visibilidade ao legado cultural e de vida que eles deixaram”, destacou a cantora. Para Marquinhos, cultura e samba são perpetuados em eventos e projetos como a Feira das Yabás, o Trem do Samba e as rodas de samba que acontecem em todo o Rio. “Os bairros Oswaldo Cruz e Madureira são verdadeiros museus, tamanha riqueza que tem nessas regiões. São muitas histórias que precisam ser contadas”, completa o sambista.
O Desafio Rota do Samba é fruto da parceria entre Embratur e Sebrae e busca soluções inovadoras que possibilitem ao turista viver experiências imersivas em visitas a museus, centros de referência e locais importantes para a história do samba; ir a rodas de samba e ensaios de escolas; e participar de eventos, como feiras, festas e festivais.
“Os turistas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história e de como o samba foi determinante para o desenvolvimento da MPB, da Bossa Nova, do Jazz e de outros ritmos mundo afora. E, nesse processo, vamos gerar oportunidades de trabalho e renda para os empreendedores que atuam no universo da economia criativa, lembrando que o turismo é responsável por 8% do PIB brasileiro e que contribui para a redução das desigualdades sociais”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A iniciativa conta com apoio do Oi Futuro, através do LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical. O espaço visa fomentar e descobrir trilhas possíveis para a cadeia produtiva do som e da música.
Como participar do Desafio Rota do Samba?
As startups interessadas devem inscrever seus projetos, de acordo com os termos do edital publicado no site do EmbraturLAB. O Comitê de Seleção do Desafio irá avaliar as propostas e selecionar até oito startups para participar do pitch day, onde cada uma apresentará suas soluções ao trade de turismo. Após o pitch day, o Comitê escolhe as três melhores soluções que irão receber R$ 70 mil cada, para a realização de uma prova de conceito. A convite da Embratur, as startups vencedoras também poderão apresentar suas propostas em eventos e feiras.
Quer participar da seleção? Acesse o edital completo clicando aqui!
Confira o cronograma:
14/07: Abertura das inscrições do Desafio do Samba
16/08: Encerramento das inscrições do Desafio do Samba
26/08: Divulgação das selecionadas para pitch day
07 a 11/10: Pitch Day
18/10: Divulgação dos vencedores do desafio