GESTÃO

Bruno Reis é anunciado como novo diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur

Reis já pertencia à equipe da Agência como gerente de Mercados e Eventos Internacionais
Eric Ribeiro/M&E.
Entre as prioridades estabelecidas por Reis para sua gestão, está o de ampliar a aproximação com o trade turístico nacional

17/07/2024 – Por meio de nota oficial, a Embratur anunciou Bruno Reis como o novo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade. Até então, Reis liderava a Gerência de Mercados e Eventos Internacionais. Ele substitui Jaqueline Gil, que solicitou seu desligamento por motivos pessoais.

“Bruno tem o amplo reconhecimento do mercado do turismo, e tem na capacidade de diálogo e construção coletiva um de seus grandes predicados. Os resultados que alcançou na Embratur, nesse um ano e meio de gestão, também são um importante cartão de visitas de sua capacidade como um gestor executivo eficiente, focado em buscar resultados. Bruno conhece os desafios do turismo no Brasil, e vai contribuir para acelerarmos nossos projetos estratégicos”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Entre as prioridades estabelecidas por Reis para sua gestão, está o de ampliar a aproximação com o trade turístico nacional. “Fui vice-presidente do Fornatur, entendo a importância de aumentar o envolvimento do trade nacional na formulação das estratégias. Na reunião do Fornatur no Salão do Turismo vamos sentar e nos aproximar com uma estratégia de ter canais de relacionamento mais diretos com o trade nacional, gerar mais sinergia em nossas estratégias de promoção no mercado internacional”, afirmou.

Bruno também elencou como prioridades realizar a elaboração do novo plano de marketing internacional – o primeiro foi lançado em 2005, o Plano Aquarela. Ele também destaca a importância de estabelecer o uso de novas ferramentas “inovadoras para falar de um Brasil diverso e sustentável que a gente quer para o futuro”. É o caso das Galerias Visit Brasil, inauguradas em 2023, nova ferramenta de promoção da Embratur desenvolvida por Bruno e sua equipe.

Reis destaca que o calendário de atividades da Embratur em 2024 será executado sem alterações. “Temos um parceiro bastante estratégico que é o Sebrae, e as entregas já estão bastante articuladas em vários mercados. Nosso objetivo é trazer uma linguagem mais voltada para a geração de negócios e elevar nosso padrão de qualidade de entrega para os próximos anos”, disse. 

Perfil 

Bacharel em Turismo, Bruno Reis iniciou sua carreira profissional há mais de 20 anos justamente na Embratur, como estagiário. Na Agência, também já desempenhou as funções de assistente, analista, coordenador de mercados e gerente de Mercados e Eventos Internacionais. 

Nesta função, em sua atual passagem pela Embratur, tem liderado o processo de qualificação da participação do Brasil nas feiras e eventos internacionais e a estratégia de reconexão com os mercados estratégicos. Sua equipe foi responsável pelo desenvolvimento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional, o PATI, um mecanismo de atração de novos voos internacionais. 

Com especialização em Administração e Marketing na Austrália, e também um curso de inovação e pensamento de futuro em Barcelona, Bruno Reis foi eleito como um dos 100 mais poderosos do turismo em 2020, 2021 e 2022 (PANROTAS/ELO), e recebeu o primeiro lugar do Prêmio Nacional do Turismo na categoria Marketing, em 2018.

Coordenou, em âmbito global, as ações de promoção por conta da realização da Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, gerenciando os 13 escritórios de promoção do Brasil. Atuou no Ministério do Turismo, no Aeroporto RIOgaleão e, entre 2019 e 2022, foi presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), e em 2021 e 2022 acumulou a função de vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).