GESTÃO

Bruno Reis é anunciado como novo diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur

Reis já pertencia à equipe da Agência como gerente de Mercados e Eventos Internacionais
Eric Ribeiro/M&E.
Entre as prioridades estabelecidas por Reis para sua gestão, está o de ampliar a aproximação com o trade turístico nacional

17/07/2024 – Por meio de nota oficial, a Embratur anunciou Bruno Reis como o novo diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade. Até então, Reis liderava a Gerência de Mercados e Eventos Internacionais. Ele substitui Jaqueline Gil, que solicitou seu desligamento por motivos pessoais.

“Bruno tem o amplo reconhecimento do mercado do turismo, e tem na capacidade de diálogo e construção coletiva um de seus grandes predicados. Os resultados que alcançou na Embratur, nesse um ano e meio de gestão, também são um importante cartão de visitas de sua capacidade como um gestor executivo eficiente, focado em buscar resultados. Bruno conhece os desafios do turismo no Brasil, e vai contribuir para acelerarmos nossos projetos estratégicos”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Entre as prioridades estabelecidas por Reis para sua gestão, está o de ampliar a aproximação com o trade turístico nacional. “Fui vice-presidente do Fornatur, entendo a importância de aumentar o envolvimento do trade nacional na formulação das estratégias. Na reunião do Fornatur no Salão do Turismo vamos sentar e nos aproximar com uma estratégia de ter canais de relacionamento mais diretos com o trade nacional, gerar mais sinergia em nossas estratégias de promoção no mercado internacional”, afirmou.

Bruno também elencou como prioridades realizar a elaboração do novo plano de marketing internacional – o primeiro foi lançado em 2005, o Plano Aquarela. Ele também destaca a importância de estabelecer o uso de novas ferramentas “inovadoras para falar de um Brasil diverso e sustentável que a gente quer para o futuro”. É o caso das Galerias Visit Brasil, inauguradas em 2023, nova ferramenta de promoção da Embratur desenvolvida por Bruno e sua equipe.

Reis destaca que o calendário de atividades da Embratur em 2024 será executado sem alterações. “Temos um parceiro bastante estratégico que é o Sebrae, e as entregas já estão bastante articuladas em vários mercados. Nosso objetivo é trazer uma linguagem mais voltada para a geração de negócios e elevar nosso padrão de qualidade de entrega para os próximos anos”, disse. 

Perfil 

Bacharel em Turismo, Bruno Reis iniciou sua carreira profissional há mais de 20 anos justamente na Embratur, como estagiário. Na Agência, também já desempenhou as funções de assistente, analista, coordenador de mercados e gerente de Mercados e Eventos Internacionais. 

Nesta função, em sua atual passagem pela Embratur, tem liderado o processo de qualificação da participação do Brasil nas feiras e eventos internacionais e a estratégia de reconexão com os mercados estratégicos. Sua equipe foi responsável pelo desenvolvimento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional, o PATI, um mecanismo de atração de novos voos internacionais. 

Com especialização em Administração e Marketing na Austrália, e também um curso de inovação e pensamento de futuro em Barcelona, Bruno Reis foi eleito como um dos 100 mais poderosos do turismo em 2020, 2021 e 2022 (PANROTAS/ELO), e recebeu o primeiro lugar do Prêmio Nacional do Turismo na categoria Marketing, em 2018.

Coordenou, em âmbito global, as ações de promoção por conta da realização da Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, gerenciando os 13 escritórios de promoção do Brasil. Atuou no Ministério do Turismo, no Aeroporto RIOgaleão e, entre 2019 e 2022, foi presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), e em 2021 e 2022 acumulou a função de vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.