ETNOTURISMO

Embratur acompanha festival Aldeia Multiétnica, que reúne comunidades indígenas de quatro países na Chapada dos Veadeiros

Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres reforçou a importância do etnoturismo como produto turístico internacional
Renato Vaz/Embratur
Festival no interior de Goiás reúne indígenas de 18 etnias do Brasil, Canadá, Peru e Bolívia

17/07/24 – A Embratur está no festival Aldeia Multiétnica, que acontece entre os dias 12 e 20 de julho, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O evento, patrocinado pela Agência, reúne indígenas de 18 etnias do Brasil, Canadá, Peru e Bolívia, que compartilham saberes e experiências durante oito dias. Na Aldeia, distante apenas 18 km da cidade de Alto Paraíso (GO), visitantes brasileiros e do exterior conhecem de perto a cultura desses povos e podem adquirir e levar para seus destinos o artesanato indígena. Além da participação dos indígenas, a comunidade Kalunga também expõe no evento seus produtos para a venda e consumo dos visitantes.

Para a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, a Aldeia Multiétnica é uma oportunidade de levar o etnoturismo além das fronteiras do Brasil. 

“A Aldeia Multiétnica reúne um dos pilares da essência do turismo: a experiência. Aqui, as comunidades indígenas trazem aos visitantes a oportunidade de se conhecer os saberes, a gastronomia e toda a cultura de um povo. O evento representa a diversidade do brasileiro e mostra que a nossa matriz indígena é muito importante para a formação do nosso povo. E é isso que queremos que o mundo veja. Além disso, o evento faz a economia girar e oportuniza geração de renda para os indígenas e para a comunidade local da Chapada dos Veadeiros”, reforçou. 

O criador e coordenador do evento, Juliano Basso, afirmou que a Aldeia Multiétnica, além de possibilitar a troca de experiências entre os indígenas, reforça lutas históricas. 

“Há 16 anos reunimos esses povos de tradição indígena de todo o país possibilitando que visitantes do Brasil e do exterior possam olhar para esses povos de uma maneira mais próxima, se sensibilizando com suas culturas, com os modos de pensar, de fazer as coisas. A gente dá oportunidade para as pessoas não indígenas de conhecer os povos indígenas e também para que eles [povos] possam se conhecer, trocar experiências e fortalecer suas lutas históricas e políticas, para que a gente consiga avançar na causa indígena”, pontuou. 

As etnias brasileiras presentes na Aldeia Multiétnicas são: Kariri Xocó (AL/DF), Xavante (MT), Kayapó Mebêngôkré (PA), Guarani Mbyá (SC), Krahô (TO), Povos do Alto Xingu (MT), Fulni-ô (PE), Panará (PA), Rikbaktsa (MT), Xucuru (PE), Ticuna (AM), Maxakali (MG), Baniwa (AM) e Marubo (AM). Do Canadá, as nações Huni Kuin Innu e Wolastoqiyik participam do evento. Do Peru e da Bolívia, os representantes são do povo Shipibo-Konibo e Aymara, respectivamente. 

A socióloga e professora canadense Josiane Bono acompanha as nações do Canadá no evento. Para ela, é importante que os indígenas brasileiros e canadenses compartilhem experiências e suas histórias de colonização. 

“A minha experiência de vir com esses povos é bem forte. É muito legal ver as conexões dos povos canadenses e brasileiros, as lutas são parecidas. É interessante ver como é fácil para eles compartilharem as experiências de seus povos, as histórias de colonizações dos dois países. Queremos voltar no próximo ano com mais representantes de povos indígenas canadenses”, declarou.

A programação da Aldeia Multiétnica segue até o próximo sábado (20). Saiba mais em: https://www.aldeiamultietnica.com.br/.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.