PARCERIA

Embratur e Grupo HBX debatem cooperação na promoção internacional do Brasil

Grupo é marca da Hotelbeds e funciona como uma plataforma que potencializa negócios entre diferentes áreas do trade turístico no mundo
Mariana Vaz/Embratur
O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), na sede da Embratur

17/07/2024 – A Embratur se reuniu com representantes do Grupo HBX, marca da Hotelbeds, para discutir pontos em que os dois lados podem cooperar para promover destinos brasileiros no exterior. O grupo funciona como uma plataforma que potencializa negócios entre diferentes áreas do trade turístico, conectando operadoras, agências de viagem, redes hoteleiras e companhias aéreas, além de incentivar a inovação e práticas de ESG.

O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), na sede da Embratur, com a participação do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, do diretor regional do Brasil na América do Sul da Hotelbeds, Marcus Simões, e do relações públicas do grupo, Fernando Truyols. A reunião contou ainda com a coordenadora de Mercados Internacionais da Agência, Carolina Stolf, e o assessor de Relações Internacionais, Paulo Lins.

Foram identificados quatro pontos em que a Embratur e o grupo podem atuar em sinergia: promoção de destinos, dados, inovação e ESG (sigla para Environmental, Social, and Governance, ou, em tradução livre, Ambiental, Social e Governança). 

“A nossa iniciativa enquanto Embratur com o Grupo HBX é ampliar a geração de negócios para o país e de que maneira a gente consegue ampliar também os eixos que são estratégicos para nós, como ESG, inovação, dados e promoção internacional. Com certeza, a gente tem bastante oportunidade para crescer em número de turistas internacionais, assim como também ampliar as estratégias de promoção para o Brasil”, avaliou Reis.

Simões, por sua vez, descreveu o encontro como um “pontapé inicial” para um plano de desenvolvimento. “O objetivo é que a gente consiga explorar novas oportunidades e promover mais o Brasil para o mercado internacional. Queremos colaborar com a Embratur para que a gente consiga gerar maior demanda”, detalhou.

Na conversa, Simões e Truyols apresentaram alguns dados sobre o grupo, que conta com mais de 5,6 bilhões de buscas diárias, mais de  190 mercados de origem, mais de 66 mil distribuidores de viagens e presença em mais de 170 países.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.