18/07/2024 – Em reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, nesta quarta-feira (17), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou a retomada de uma estratégia de promoção turística dos destinos brasileiros no país asiático, que retorna à lista de prioridades da Agência. Dentre as ações planejadas está o estudo para a participação na próxima edição da feira de turismo ITB China, que acontece em maio de 2025. No encontro, ficou definido ainda o trabalho conjunto de elaboração de termos de uma parceria de promoção turística entre os dois países.
“A China é um parceiro estratégico do Brasil no comércio internacional, na diplomacia, é membro do BRICS. Essa parceria com o governo chinês é muito estratégica para o Brasil, e com certeza, trará impactos positivos num maior fluxo de viajantes entre os dois países, com grande troca cultural e comercial, aproximando ainda mais os nossos povos. O Brasil é um destino com muita diversidade cultural e natural, e está preparado para receber os turistas chineses”, declarou Freixo.
O embaixador da China se mostrou alinhado com a ideia de aproximação entre os países, o aumento da conectividade aérea e o intercâmbio cultural. “As relações entre China e Brasil são importantes e transmitem aos chineses a percepção de que o Brasil é um país amistoso, o que traz mais interesse em visitarmos o país”, disse durante o encontro.
Os dois países celebram, este ano, 50 anos de relações diplomáticas e 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).
Em novembro, o presidente da China, Xi Jinping, realizará visita de Estado ao Brasil, em Brasília, antes de sua participação na reunião de líderes do G20, no Rio de Janeiro. A visita de Estado do presidente chinês ocorrerá em retribuição à visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em abril de 2023, e à visita oficial do vice-presidente Geraldo Alckmin em junho de 2024 para a VII Sessão Plenária da Cosban, em Pequim.
Conectividade aérea
Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo também está entre as estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional. Com capacidade para 293 passageiros, o voo da Air China entre Pequim e Guarulhos (SP) foi retomado no final do mês de abril, após ter sido interrompido em 2020. A rota faz escala técnica em Madri, na Espanha, e acontece duas vezes por semana.
Durante a reunião, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, sugeriu o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) como alternativa para fortalecer a conectividade aérea.
O presidente da Embratur endossou: “O nosso objetivo sempre será aumentar o número de visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil e a conectividade aérea é um caminho importante quando falamos sobre o mercado chinês”. “Já temos o PATI, que pode nos facilitar parcerias com as companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos e voos que atendam os visitantes chineses. O aumento da conectividade aérea significa mais comércio, mais viagens e mais turismo”, reforçou Marcelo Freixo.
Adesão à SmoothTravel
Neste mês de julho, a Embratur aderiu à SmoothTravel, plataforma voltada aos operadores de turismo que intermedeia a comercialização de produtos e destinos turísticos no mercado chinês. A Embratur é a primeira Destination Management Organization (DMO) da América do Sul a entrar para a plataforma, que é parte da estratégia para impulsionar parcerias entre os players do setor de turismo do Brasil e da China.
Para mostrar ao trade brasileiro como funciona e como se conectar com o trade do turismo chinês através da plataforma Smooth Travel, a Embratur promove um webinar no próximo dia 23 de julho, às 15h. A Agência irá apresentar também o “Market insight da China”, publicação que reúne as principais informações sobre o mercado turístico do país asiático. Com esses dados, operadores, agentes, associações e demais atores do mercado poderão traçar estratégias para vender os produtos turísticos brasileiros.
As preferências dos turistas chineses, a malha aérea, os destinos mais visitados e os principais concorrentes do Brasil são assuntos que também serão abordados no webinar. O evento terá ainda a participação de Denis Doria Ribeiro, general manager Brasil, Chile e Paraguai da Aviareps, que irá mostrar como funciona a plataforma SmoothTravel e como o trade brasileiro pode aderir a ela.
Estudo da Globaldata
Empresa de análise e consultoria de dados sediada na Inglaterra, a Globaldata estima que até 2028 a China crescerá 300% em número de turistas internacionais, passando dos atuais 67,4 milhões para 200 milhões. Os chineses também são os que mais gastam com turismo. Só em 2023, foram US$ 196,5 bilhões com despesas de viagens, uma média de US$ 1.949,31 por pessoa.
Os turistas do país asiático estão explorando novos destinos e o Brasil é o país mais procurado na América do Sul. De janeiro a maio de 2024, 27.262 chineses desembarcaram no Brasil, 59,9% a mais que no mesmo período do ano passado (10.915 pessoas), segundo o Portal de Dados da Embratur.
Atualmente, os destinos mais comercializados no mercado chinês são Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Manaus e São Paulo. Com a plataforma SmoothTravel, será possível diversificar essa oferta e posicionar o Brasil como um destino com produtos completos.
Ao trade turístico, a plataforma oferece recursos como: acesso às últimas políticas de viagens e insights da indústria na China; atualizações diárias do mercado; treinamento de destinos; acesso ao relatório anual de tendências de viagens outbound (mais focado na China); pesquisa de segmentos de consumidores principais; suporte a roadshows, entre outros.
Parceria Brasil-China
A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2023, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 157,5 bilhões. Brasil e China estabeleceram Parceria Estratégica em 1993, ampliando a relação para Parceria Estratégica Global em 2012. Os países comemoram 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.