PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Casa Brasil 2024: Embratur leva bordado, praias e kitesurf do Rio Grande do Norte para espaço personalizado em Paris durante os Jogos Olímpicos

Geoparques e geossítios potiguares também marcarão presença na experiência imersiva nos cubos idealizados pela Agência e o Sebrae para apresentar o estado aos torcedores olímpicos
Divulgação/Embratur-Sebrae
os destinos turísticos das cidades de Natal e Pipa, as dunas de Búzios, o Geoparque Seridó, o Geossítio Xiquexique serão alguns dos atrativos do espaço

19/07/2024 – A Embratur, em parceria com o Sebrae e o governo do Rio Grande do Norte, vai levar o bordado, as praias, o kitesurf e diversos outros atrativos do estado para a Casa Brasil, em Paris, durante os Jogos Olímpicos 2024. A partir de 26 de julho, franceses e turistas dos demais países que estiverem na capital francesa vão poder vivenciar algumas experiências imersivas que vão lhes transportar por alguns instantes para terras potiguares. O objetivo é encantar e atrair mais viajantes internacionais para o estado.

A Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que tem o patrocínio da Embratur e do Sebrae. O espaço será ponto de encontro para curiosos, torcedores, atletas e influenciadores durante os 17 dias de competição. 

Decorada com estética de Sol e Praia, a instalação do Rio Grande do Norte dividirá espaço com a do Ceará – os dois estados representam a região Nordeste do Brasil. No local, haverá um filme em painel vertical que vai explorar os destinos turísticos das cidades de Natal e Pipa, as dunas de Búzios, o Geoparque Seridó, o Geossítio Xiquexique, além do município de Timbaúba dos Batistas, onde uma estilista convidada apresentará o trabalho das bordadeiras do estado. 

No mesmo espaço, o visitante poderá interagir com uma peça de bordado tradicional e acompanhar uma conversa entre a estilista e uma bordadeira do projeto “Bordadeiras de Timbaúba” para apresentar ao turista internacional a Casa das Bordadeiras – Iracema Soares. As artesãs envolvidas foram responsáveis pelas jaquetas dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris. Já a parte do kitesurf ficará em um espaço instagramável disposto com os equipamentos necessários para a prática esportiva.

De acordo com a gerente de Projetos Especiais da Embratur, Marina Arruda, os cubos foram pensados com um padrão, mas com narrativas próprias de cada estado presente. “Tem um padrão nos cubos, com elementos tecnológicos, um espaço de exibição e um canto instagramável. Vamos apresentar um conteúdo de forma regionalizada. Então, cada um mostrará seus destinos e características culturais e terá seus próprios personagens”, destaca.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica o objetivo da ação durante os Jogos. “Diariamente milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil, e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é o estado do Rio Grande do Norte, suas praias, cultura, gastronomia. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única promover isso durante a Olimpíada”, afirma.

“O brasileiro é o povo mais criativo do mundo. E isso é o retrato, hoje, da base da economia brasileira, que é produzida pela sua natural criatividade, seja na gastronomia, na música ou no artesanato. E o Sebrae está na Casa Brasil para, além de incentivar o espírito empreendedor, garantir um ambiente saudável de negócio. Nossa expectativa é que os turistas estrangeiros venham visitar o Rio Grande do Norte e possam movimentar os pequenos negócios gerando emprego e renda no estado. É sempre bom lembrar que os pequenos negócios representam 97% de todas as empresas que atuam no Turismo no Brasil”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Além dos atrativos regionais customizados nos cubos, os visitantes da Casa poderão aproveitar programações esportivas e culturais na Arena Sebrae Embratur, onde diariamente haverá competições de esportes tipicamente brasileiros, como o “golzinho”, o vôlei de praia e o frescobol, além de aulas coletivas seguidas de desafio de danças como axé, samba e forró, entre outros. 

Mais sobre a Casa Brasil

A Casa Brasil será instalada no Parc La Villete, em Paris, e terá 5 mil metros quadrados. O espaço será ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.

O funcionamento da Casa será durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada.

O espaço conta com áreas interna e externa. A parte interna terá 2 mil metros quadrados, com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia nacional, como brigadeiro e pão de queijo, além da tradicional caipirinha. 

Na parte externa, que terá 3 mil metros quadrados, haverá um espaço com gramado sintético onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações culturais. Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.