19/07/2024 – A Embratur escolheu o turismo de natureza e a mensagem de conservação ambiental para convidar os turistas internacionais, durante os Jogos Olímpicos de Paris, a conhecerem Foz do Iguaçu (PR). Elementos como as Cataratas do Iguaçu, a exuberância da Mata Atlântica e grandiosidade da engenharia moderna fazem parte da experiência imersiva que a Agência, em parceria com o Sebrae e a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, composta pelas instituições PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu e Governo do Estado do Paraná, vai oferecer aos torcedores de todo o mundo na Casa Brasil.
A Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Embratur e do Sebrae. A expectativa é que esse espaço seja um ponto de encontro para torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas de todas as nações durante todo o período das competições. Lá, estrangeiros que estiverem em Paris para os Jogos poderão aproveitar uma programação de experiências esportivas tipicamente brasileiras, como o futebol de rua, o vôlei de praia e o frescobol, campeonatos de danças e os cubos, que promoverão destinos nacionais a partir do audiovisual de exposições de peças e outras atividades.
O cubo com a exposição de Foz do Iguaçu ficará próximo a outros semelhantes que promoverão destinos brasileiros da Região Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, a partir do audiovisual e exposições de peças tradicionais, além de outras atrações. A instalação será decorada com imagens do mirante das cataratas, mirante da Itaipu Binacional, plantas da Mata Atlântica, fauna da região e outros atrativos. Os visitantes assistirão a um filme em painel vertical onde conhecerão as famosas Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o cachoeirismo e passeios de barco.
O filme também mostrará o diálogo entre uma aventureira e um biólogo no recinto da onça, do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, sobre as maravilhas naturais de Foz e a importância da Conservação ambiental da região. Além disso, os curiosos poderão participar de experiências imersivas com um óculos de realidade virtual para conhecer de perto a exuberância natural do município paranaense.
Narrativas singulares
De acordo com a gerente de Projetos Especiais da Embratur, Marina Arruda, os cubos foram pensados com um padrão, mas com narrativas próprias de cada Destino presente. “Tem um padrão nos cubos, com elementos tecnológicos, um espaço de exibição e um canto instagramável. Vamos apresentar um conteúdo de forma regionalizada. Então, cada um mostrará seus destinos e características culturais e terá seus próprios personagens”, destaca.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica o objetivo da ação durante os Jogos. “Diariamente milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil, e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é Foz do Iguaçu. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única promover isso durante a Olimpíada”, afirma.
“O brasileiro é o povo mais criativo do mundo. E isso é o retrato, hoje, da base da economia brasileira, que é produzida pela sua natural criatividade, seja na gastronomia, na música ou no artesanato. E o Sebrae está na Casa Brasil para, além de incentivar o espírito empreendedor, garantir um ambiente saudável de negócio. Nossa expectativa é que os turistas estrangeiros venham visitar as Cataratas do Iguaçu e possam movimentar os pequenos negócios gerando emprego e renda. É sempre bom lembrar que os pequenos negócios representam 97% de todas as empresas que atuam no Turismo no Brasil”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Além dos atrativos regionais customizados nos cubos, os visitantes da Casa poderão aproveitar programações esportivas e culturais na Arena Sebrae Embratur, onde diariamente haverá competições de esportes tipicamente brasileiros, como o “golzinho”, o vôlei de praia e o frescobol, além de aulas coletivas seguidas de desafio de danças como axé, samba e forró, entre outros.
Mais sobre a Casa Brasil
A Casa Brasil será instalada no Parc La Villete, em Paris, e terá 5 mil metros quadrados. O espaço será ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.
O funcionamento da Casa será durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada.
O espaço conta com áreas interna e externa. A parte interna terá 2 mil metros quadrados, com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia nacional, como brigadeiro e pão de queijo, além da tradicional caipirinha.
Na parte externa, que terá 3 mil metros quadrados, haverá um gramado sintético onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações culturais. Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.