ENTRADA DE ESTRANGEIROS

Paraná recebeu mais de 500 mil turistas internacionais no primeiro semestre de 2024

78,56% dos estrangeiros vieram de países da América do Sul; Cataratas do Iguaçu impulsionaram entrada de visitantes estrangeiros
Sebrae Embratur/Divulgação
Cataratas do Iguaçu estão entre principais atrativos para visitantes estrangeiros

24/07/2024 – No primeiro semestre de 2024, mais de meio milhão de turistas estrangeiros entraram no estado do Paraná, um aumento de 20,5% em relação ao mesmo período do ano passado: foram 507,5 mil viajantes estrangeiros frente aos 403,5 mil do primeiro semestre de 2023. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal (PF), divulgados na última quinta-feira (18).

O resultado foi impulsionado por uma das principais atrações do estado: o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. O Patrimônio Mundial Natural pela Unesco alcançou a marca de 1 milhão de visitantes em 2024, sendo 409.402 turistas estrangeiros (41%). 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemora os resultados e destaca que ele é fruto do intenso trabalho da Agência em promover o Brasil no mercado turístico internacional. 

“Nossos vizinhos, pela proximidade geográfica e cultural, são quem têm maior facilidade para acessar a diversidade dos nossos destinos. Por isso, estamos trabalhando para ampliar a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres. Mas também queremos a presença de turistas de todos os cantos do mundo vivendo experiências únicas no Brasil, conhecendo as Cataratas do Iguaçu, praticando um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade e gerando emprego e renda para a população do nosso país”, disse Freixo.

Historicamente, a América do Sul é o continente que mais envia turistas ao Paraná e em 2024 não foi diferente. Foram 398.739 visitantes (78,56%) desembarcando no estado, chegando principalmente do Paraguai (219.614), Argentina (139.432) e Chile (15.195). Os Estados Unidos (21.096) e o Reino Unido (9.058) também se destacam entre os principais países com viajantes desembarcando no estado.

A maior parte dos estrangeiros chegaram por via terrestre, totalizando 485.825 pessoas. O resultado é 19,51% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 391.011 turistas ultrapassaram a fronteira para o estado. Por outro lado, a estratégia da Embratur em aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo tem se refletido na terra das Araucárias. O desembarque de turistas internacionais aumentou 10,25%, passando de 12.479 em 2023 para 13.905 neste ano.

Além das parcerias da Agência com as companhias aéreas, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), em parceria com os ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPor), está contribuindo para os resultados positivos. Entre outubro de 2024 e março de 2025 serão 70 mil novos assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil, por meio do primeiro edital do programa.

Promoção do Paraná
Para fortalecer a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo para os países da América do Sul, a Embratur promoveu o Roadshow Visit Brasil no início do ano. O evento passou pelas capitais Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). O estado do Paraná e o município de Foz do Iguaçu marcaram presença e apresentaram o que têm de melhor a oferecer aos turistas.

Para o segundo semestre, estão programadas viagens de familiarização (famtour) para os operadores de países da América Latina viverem experiências em Curitiba e Foz do Iguaçu. A iniciativa, parceria da Embratur com o Sebrae, permite que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seus países de origem.

Casa Brasil na França
Foz do Iguaçu é um dos principais destinos do Paraná e irá marcar presença na Casa Brasil, durante os Jogos Olímpicos de Paris. O cubo com a exposição da cidade será decorado com imagens do mirante das cataratas, mirante da Itaipu Binacional, plantas da Mata Atlântica, fauna da região e outros atrativos.

Os visitantes assistirão a um filme em painel vertical onde conhecerão as famosas Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o cachoeirismo, passeios de barco e a conservação ambiental  da região. Além disso, os curiosos poderão participar de experiências imersivas com óculos de realidade virtual para conhecer de perto a exuberância natural do município paranaense.

Turistas internacionais em todo o Brasil
No primeiro semestre de 2024, 3.597.239 turistas internacionais desembarcaram no país. O número é 9,7% maior que o observado no mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019 (pré-pandemia). A expectativa é que esse ano termine com uma marca superior ao recorde de 2018 (6,6 milhões). A via aérea segue sendo a principal porta de entrada para os viajantes vindos de outros países (2.234.033), seguida da terrestre (1.218.172), marítima (98.074) e fluvial (46.960).

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.