ENTRADA DE TURISTAS

Chegada de turistas internacionais ao Amazonas cresce mais de 20% no primeiro semestre de 2024

Impulsionado pelo Festival de Parintins, 16,3 mil estrangeiros visitaram o estado; Embratur desenvolve ações estratégicas para promover a Região Norte
Sebrae Embratur/Divulgação
Turismo gastronômico na Comunidade Indígena Cipiá, em Manaus (AM)

25/07/2024 – A região amazônica vem atraindo cada vez mais turistas estrangeiros em busca de experiências na maior floresta tropical do mundo. Nos primeiros seis meses de 2024, 16,3 mil viajantes internacionais desembarcaram no estado do Amazonas, 22,21% a mais que no mesmo período de 2023 (12,6 mil pessoas) e 9,64% mais que em 2019 (14,7 mil). Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal (PF), divulgados na última quinta-feira (18).

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, as belezas dos rios e da floresta, da cultura, arte e gastronomia amazônicas estão sendo apresentadas para o mercado turístico internacional.

“O presidente Lula quer que o turismo chegue à Amazônia. Este ano, promovemos intensamente o Festival de Parintins para atrair turistas de países vizinhos, e foi um sucesso. Também trouxemos comunicadores dos Estados Unidos e Canadá para conhecer alguns dos principais destinos do estado. Essas e outras ações desenvolvidas pela Embratur resultam na chegada de mais turistas, contribuindo com a geração de mais emprego e renda na região”, explicou Freixo.

A tradicional disputa entre os bois Caprichoso e Garantido do Festival Folclórico de Parintins, que aconteceu em junho, contribuiu com o aumento do número de turistas visitando o Amazonas. Foram mais de 3,3 mil viajantes internacionais desembarcando no período, 15,5% a mais que em junho de 2023, quando 2,8 mil estrangeiros visitaram o estado na época.

A maioria dos turistas internacionais que chegaram no Amazonas em 2024 vieram de países da América do Norte (55,36%). Foram 9.029 pessoas, principalmente dos Estados Unidos (8.165 viajantes). Em seguida estão os países da América do Sul (4.384 turistas), com destaque para a Colômbia (3.050) e Peru (833).

Promoção dos destinos amazônicos
O turismo internacional no Amazonas está em ascensão e a Embratur vem desenvolvendo várias ações para atrair mais visitantes estrangeiros para o estado. Dentre elas está a capacitação do trade turístico amazonense para a promoção internacional dos destinos e viagem de familiarização (famtour) com operadores da Colômbia, Argentina e Chile. Neste segundo semestre, a Agência irá promover mais uma famtour, dessa vez voltada para Suíça e França.

A Agência também assinou um protocolo de intenções com o grupo de empresários do Amazonas Cluster de Turismo, para a divulgação internacional e a troca de informações estratégicas para o fomento da região. Na press trip promovida em parceria com o Sebrae com os comunicadores e influenciadores dos EUA e do Canadá, além da participação no Festival de Parintins, os convidados viveram outras experiências imersivas na Amazônia.

Voos internacionais
Aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo é uma das estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional e já está dando resultados. A quantidade de estrangeiros que chegaram no Amazonas por via aérea aumentou em 28,58%, passando de 8,8 mil pessoas, em 2023, para 12,3 mil neste ano.

Ainda em 2024, a companhia aérea TAP terá uma nova linha conectando Lisboa, em Portugal, a Manaus, fruto da articulação feita pela Embratur, Governo do Amazonas e Ministério do Turismo. “É uma maneira de reconectar a Amazônia e Manaus ao mercado europeu. Isso tem enorme relevância para qualquer perspectiva do turismo na região”, observa o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Além das parcerias da Agência com as companhias aéreas, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), em parceria com os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, está contribuindo para os resultados positivos. Entre outubro de 2024 e março de 2025 serão 70 mil novos assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil, por meio do primeiro edital do programa.

Turistas internacionais em todo o Brasil
No primeiro semestre de 2024, 3.597.239 turistas internacionais desembarcaram no país. O número é 9,7% maior que o observado no mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019. A expectativa é que esse ano termine com uma marca superior ao recorde de 2018 (6,6 milhões). A via aérea segue sendo a principal porta de entrada para os viajantes vindos de outros países (2.234.033), seguida da terrestre (1.218.172), marítima (98.074) e fluvial (46.960).

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.