RECONHECIMENTO

Unesco concede título de Patrimônio Natural da Humanidade para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Indicação do parque foi feita pelo Brasil no ano passado; zona de transição entre o Cerrado, a Caatinga e a Floresta Amazônica, destino é um dos favoritos dos turistas internacionais no país
Sebrae Embratur/Divulgação
Santo Amaro do Maranhão é uma das cidades que ficam dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

26/07/2024 – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O comitê da Unesco fez o anúncio nesta sexta-feira (26), em uma cerimônia de avaliação em Nova Déli, na Índia. Ao todo, a Unesco avaliou 27 locais incluindo bens naturais, culturais e mistos.

Fenômeno natural único no mundo, os Lençóis Maranhenses ficam em uma zona de transição entre o Cerrado, a Caatinga e a Floresta Amazônica. O Brasil indicou o destino ao título de Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco ainda em 2023. Entre os critérios avaliados para o reconhecimento estão a beleza natural dos Lençóis e suas dunas, os limites e a proteção da área, a atuação dos prestadores de serviços turísticos na região e o plano de manejo do parque.

O presidente Marcelo Freixo comemorou o título dado a um dos destinos mais famosos do Brasil. “O Maranhão já ocupa lugar de destaque entre os destinos mais procurados por turistas internacionais no Brasil, sobretudo pelas alternativas de natureza e aventura nos Lençóis Maranhenses. Esse reconhecimento da Unesco também reflete um Brasil que voltou, preocupado com o meio ambiente, com a natureza e com a sustentabilidade”, disse.

“Esse título traz mais atenção aos Lençóis Maranhenses e também nos obriga a sermos ainda mais cuidadosos com nossos destinos, com nosso meio ambiente. E o turismo é isso, uma alternativa econômica para nos desenvolvermos preservando nossos biomas e trazendo para o país turistas que vão nos ajudar nesse trabalho de preservação, porque o Brasil que a gente está construindo é um só, e tem que ser bom para o turista e pra quem vive aqui”, completou.

Além do novo parque, o Brasil tem outros sete patrimônios naturais reconhecidos pela organização. São eles: Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MS), Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES), Ilhas Atlânticas: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Reservas da Mata Atlântica (PR/SP), Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO).

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.