OLIMPÍADA DE PARIS

Dança, música e esporte: Embratur e Sebrae unem pessoas de todo mundo para viver brasilidade em Paris

Na Casa Brasil, o espaço brasileiro na Olimpíada, é possível conhecer destinos e a diversidade nacional
Márcio Menasce/Embratur
O ritmo que embalou os estrangeiros foi o carimbó, devidamente dançado com saia rodada e muita música regional do Pará

31/07/2024 – Um dos pontos fortes da programação da Casa Brasil em Paris são as atividades desenvolvidas na Arena Embratur Sebrae, que reúnem pessoas de todas as idades e de diferentes nacionalidades para dançar os diferentes ritmos do Brasil e praticar esportes, mas não qualquer modalidade: tem golzinho, altinha, queimado, elástico e toda a diversidade de lazer que é marcante nas ruas, praças e praias em todo o Brasil. 

Nesta quarta-feira (31), o ritmo que embalou os estrangeiros foi o carimbó, devidamente dançado com saia rodada e muita música regional do Pará. Nos outros dias, já foram realizadas oficinas de samba, axé, altinha e golzinho. “O que temos de mais forte e impactante é nossa cultura e nossa felicidade. Quando o estrangeiro vem e participa de nossas oficinas, ele sai feliz, porque fez novos amigos e se divertiu. Saem querendo viver tudo o que o Brasil tem para oferecer vindo nos visitar”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“A Casa Brasil é um espaço que o Sebrae construiu em parceria com a Embratur para divulgar as belezas do nosso país aos mais de 15 milhões de turistas estrangeiros.  Neste espaço, onde somente 20 países estão presentes, o Brasil mostra toda sua potencialidade. Só o Brasil tem seis biomas. A nossa gastronomia é outro diferencial, cada região com suas características. Além disso, é um momento de exaltar a nossa cultura que vai do Carnaval ao forró. Com isso, queremos mostrar o tamanho do nosso país e nossa diversidade cultural, atraindo os visitantes estrangeiros que quiserem vir para cá. No primeiro semestre deste ano, os visitantes internacionais deixaram US$ 3,7 bilhões no Brasil (R$ 20,9 bilhões), em mais um recorde do turismo nacional e a expectativa com a Casa Brasil é ampliar o fluxo desses turistas no país”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A tcheca Emma Ruggeri participou da oficina de axé. “Eu amei, foi muito divertido. Eu nunca fui para o Brasil, mas eu gostaria, eu realmente gostaria de viver esse calor no Brasil”, afirmou. Já o francês Fernandel Sainvil, dançarino profissional, buscou a Casa Brasil para participar das atividades de ritmo. “Com as pessoas que temos aqui, elas sempre tem um sorriso na cara, são felizes, então é fácil apenas aproveitar. Esse é o Brasil. Eu sou feito para morar no Brasil, ter samba toda a minha vida e ouvir bossa nova. É o que eu quero fazer, é meu sonho”, afirmou.

O coreógrafo Timbó Afrodance é quem lidera as atividades com dança. “É uma emoção poder trazer toda essa cultura, toda essa bagagem pra essa cidade. Eles adoram essa energia, eles adoram sentir quando é uma coisa boa e tem um ensinamento. O samba representa a musicalidade brasileira pro mundo. E a gente vê o sucesso da ação: tava cheio, todo mundo dançou, todo mundo se divertiu. Esse aqui é um lugarzinho do Brasil em Paris. Qualquer pessoa do mundo pode vir aqui e viver um pouco do que é ser brasileiro”, contou.

Além da oficina dos ritmos, a Casa Brasil levou um pouco da capoeira para a capital parisiense. Quem ministrou essa oficina foi o mestre Pedrão Adad, que destacou a importância de apresentar a cultura negra como elemento central da identidade brasileira.

“A capoeira sempre foi resistência no Brasil porque, não sei se todo mundo sabe, até a década de 30, era crime. Então, a capoeira foi muito perseguida. E o impressionante é que em menos de 100 anos, ela deixa de ser crime para se transformar em um símbolo maior da cultura brasileira, juntamente com samba – dois símbolos importantes da cultura brasileira. Então, a capoeira tem muito disso, essa história do povo brasileiro, essa história de luta, do povo negro sobretudo, que é uma luta que continua até hoje, contra o racismo, contra a opressão. É uma reverência à ancestralidade”, afirmou Adad.

A programação da Casa Brasil também conta com a presença de atletas e ex-atletas brasileiros, autoridades e visitantes de todo o mundo. Embratur e Sebrae são patrocinadores da Casa, que é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.