PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur e Sebrae realizam Corporate Tour em Curitiba (PR) e São Paulo (SP)

Com foco na realização de negócios, o grupo de convidados da Argentina, Colômbia e México realizou visitas técnicas e rodadas de negócios nos dois estados
Divulgação/Embratur
Oito convidados que estiveram em Curitiba (PR) do último domingo (28) até esta quarta-feira (31)

01/08/2024 – Com o objetivo de apresentar a infraestrutura e serviços voltados para o turismo de eventos e gerar negócios, a Embratur e o Sebrae promoveram o corporate tour – viagem de familiarização com foco no turismo MICE (sigla em inglês para turismo de reuniões, incentivos e negócios internacionais).

Os mercados selecionados foram a Argentina, Colômbia e México devido ao potencial de realização de eventos no Brasil, reunindo oito convidados que estiveram em Curitiba (PR) do último domingo (28) até esta quarta-feira (31) e, a partir desta quinta (1), participam da primeira edição da Experience Expo, encontro do setor de eventos da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe).

O gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, explica a importância da ação. “O Corporate Tour traz compradores e tomadores de decisão do segmento MICE do exterior para o Brasil para conhecer equipamentos, destinos e serviços turísticos de eventos, fomentando, assim, a geração de negócios.” Ainda, segundo Nakagawa, a iniciativa é fundamental para conectar os convidados internacionais com o trade local.  

Os convidados

Da Argentina, participam do Corporate Tour representantes da Nites Travel e o departamento MICE da All Seasons. Da Colômbia, os convidados são da empresa Sulit Experiences, Once Group e 510 New Business. Pelo México, as empresas Promotuver Congresos y Convenciones DMC-MP, COMCE Veracruz e Estracom Meeting Planners integraram o grupo.  

Em depoimento, Jose Luis Valencia Montano e Yesica Araceli, do México, destacaram a expectativa de levar os produtos brasileiros de turismo de negócios para o trade turístico mexicano. “Minha expectativa é poder conhecer o destino com todo potencial que tem para atrair empresários do México, para fazer negócios e se relacionar com todo o cone sul através do Brasil”, disse Jose Luis. Yesica afirmou querer levar os destinos brasileiros de MICE para o mercado mexicano para “fazer mais negócios com o país e gerar sinergia e proximidade trazendo, assim, impacto positivo à indústria de reuniões.”

Já a diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau, que recebeu o grupo na capital paranaense, destacou que a reunião com os convidados internacionais foi uma oportunidade para mostrar o que a cidade tem para oferecer. “Curitiba é uma cidade que se destaca entre as capitais do Brasil com uma baita infraestrutura para evento e muitos espaços diversificados. Dizemos que a cidade é um centro de eventos a céu aberto, porque oferece essa disposição e facilidade de locomoção e integração entre os diversos espaços”, descreveu.

Cabe ressaltar que o turista que viaja para o Brasil para congressos, reuniões e incentivos tem o maior ticket médio do setor, e gasta, por dia, uma média três vezes maior que aquele que viaja a lazer, por exemplo. 

Sobre conectividade, a Cidade do México, capital mexicana, tem 14 voos semanais diretos para São Paulo. Já Bogotá, na Colômbia, tem 56 voos semanais para o Brasil e atende destinos como Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo. E a capital argentina, Buenos Aires, além de Córdoba, Mendoza, Rosário e Salta acumulam 296 voos semanais diretos divididos entre Brasília (DF), Curitiba, Florianópolis (SC), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro, Salvador (BA) e São Paulo.

Experience Expo

O evento organizado pela Ubrafe, foi pensado como um encontro anual de referência para profissionais e marcas envolvidas em criação, planejamento e gestão de atividades relacionadas ao Live Marketing como promotores de eventos, recintos, destinos e fornecedores especializados. No Experience Expo, os convidados farão visitas aos estandes, reuniões e participarão de rodadas de negócios com os expositores da feira. 

No evento, os compradores farão rodadas programadas com especialistas de destinos organizados pela União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos) promovendo encontros com Visit São Paulo, Visit Iguassu, Joinville Convention & Visitors Bureau, entre outros. 

São parceiros da Agência no corporate tour, além do Sebrae Nacional, o Sebrae Paraná, o Sebrae São Paulo, as Secretarias de turismo municipais e estaduais de Curitiba e da capital paulista, o Curitiba Convention & Visitors Bureau, o São Paulo Convention & Visitors Bureau, MCI Brasil, a GL Events, a Ubrafe, Unedestinos, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), o Aeroporto Internacional Afonso Pena de Curitiba (CCR) e as companhias aéreas Latam, Azul e Gol.