GAMES E TURISMO

Iniciativa da Embratur com a Abragames, prêmio “Brasil Tá Pra Game” recebe 59 inscrições

Projeto incentiva a criação de jogos para promover destinos turísticos brasileiros e melhorar a experiência de visitantes internacionais; concorrentes serão anunciados em 10 de agosto
Renato Vaz/Embratur
Parceria entre Embratur e Abragames foi firmada no final de junho, durante o Gamescom Latam

02/08/2024 – As inscrições para o prêmio “Brasil Tá Pra Game”, parceria da Embratur com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), terminou em 31 de julho e recebeu 59 candidaturas. Em 10 de agosto, será divulgada a lista dos habilitados para a disputa. A iniciativa irá reconhecer e premiar iniciativas que tragam novas soluções para a promoção do turismo em ambientes criados por jogos digitais.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou uma parceria com a Abragames para promover o turismo e a cultura brasileira por meio de jogos digitais. O acordo foi firmado no dia 26 de junho durante o Gamescom Latam, considerado o maior evento de jogos da América Latina. De acordo com o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, a procura “foi um sucesso e ultrapassou as expectativas”. 

“A gente acredita que essa premiação será um estímulo para o nascimento de novos jogos que promovam o turismo. E não deixa de ser um mapeamento da oferta de games de turismo existentes. Nossa expectativa é que nos próximos anos essa oferta aumente, e que a gente possa sensibilizar o trade turístico para essa ferramenta como forma de promover destinos e também de qualificar a jornada do turista estrangeiro no Brasil”, explicou.

Na mesma linha, Freixo destacou que o principal objetivo da parceria entre a Embratur e a Abragames é engajar visitantes gamers a conhecer o Brasil e incentivar os destinos brasileiros a adotarem os jogos digitais como estratégia de promoção de turismo. “Estamos falando de uma indústria que ocupa a segunda posição entre os negócios de entretenimento no mundo, atrás apenas do segmento de conteúdos para televisão”, lembrou.

“Nós queremos, através dessa iniciativa, motivar os viajantes e melhorar a experiência do turista internacional no Brasil. Essa é uma estratégia ainda pouco utilizada, mas que tem muito potencial. E como a gente sempre diz, mais turista internacional é mais dinheiro girando na economia, mais desenvolvimento, emprego e renda e, como a Embratur vem trabalhando com todo o trade turístico, mais sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”, completou o presidente da Embratur.

As soluções serão escolhidas em duas categorias: Jogos de Promoção do Destino Turístico e Jogos de Engajamento e Experiência Turística. Na primeira, serão eleitas soluções que desenvolvam jogos com o intuito de promover destinos turísticos e que tragam informações sobre a cultura local e elementos culturais. Na segunda, os games devem trazer soluções que envolvam os turistas com experiências imersivas por meio de jogos baseados em localização, jogos sociais e games que integrem elementos culturais do destino.  

A Comissão de Seleção levará em conta os seguintes critérios: ser uma empresa desenvolvedora de jogos digitais constituída e sediada no Brasil; os jogos devem ter sido lançados comercialmente a partir de 01/01/2020; games com formato “jogáveis” (hands on, gameplay, etc); execução em PC ou Consoles, jogos acessíveis via navegador web, para tablets, celulares e demais dispositivos portáteis; games com arte própria e originais e executados na plataforma indicada durante a submissão.

Após a divulgação dos concorrentes selecionados para disputar o prêmio, a próxima etapa do projeto será a divulgação dos jogos para o Pitch Day, em 30 de agosto, e três dias depois, em 2 de setembro, o Pitch Day. O resultado final será em 20 de setembro. O primeiro lugar do desafio leva R$ 70 mil; os segundo e terceiro colocados recebem, cada um, R$ 40 mil. Para conhecer mais sobre o desafio, acesse: https://inovacao.embraturlab.com.br/desafio-brasil-ta-pra-game/.