07/08/2024 – A ação da Embratur no Salão Nacional do Turismo 2024 está voltada à internacionalização da iniciativa promovida pelo Ministério do Turismo (MTur). Entre as diversas agendas do evento que ocorre no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), a Agência levará 22 operadores e cinco jornalistas internacionais para participar de encontros de relacionamentos com o trade nacional. Eles estão no Brasil para três viagens de familiarização (famtour) e para uma press trip, promovidos pela Embratur em parceria com o Sebrae.
O Salão Nacional do Turismo abre nesta quinta-feira (8) e vai até domingo (11). O evento reúne a maior quantidade de experiências e atrativos turísticos do Brasil apresentados por governos estaduais e municipais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional. São diversos estandes distribuídos em área de 40 mil m², e a expectativa é que a 8ª edição do salão reúna cerca de 120 mil visitantes.
“O Salão do Turismo reúne em um só espaço toda a diversidade que existe no turismo brasileiro, e que tanto promovemos para o mundo. O que a Embratur está fazendo é trazendo parte importante de operadores de turismo do mundo pra vir conhecer de perto e voltar pra seus países com novos destinos brasileiros em suas prateleiras, atraindo cada vez mais turistas estrangeiros para nosso país”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Os operadores de empresas turísticas da Argentina, do Paraguai, do Chile, da Colômbia, do México, do Peru e de operadoras latinas com sede nos Estados Unidos participarão de duas rodadas de encontros de relacionamento com 32 DMCs brasileiros no espaço Núcleo do Conhecimento para fomento de negócios e criação de networking.
Antes do Salão, as famtours apresentaram destinos de Alagoas que receberam os operadores da Argentina e do Paraguai; Chapada dos Veadeiros (GO), que ficou com os convidados da Colômbia e do Chile; e Foz do Iguaçu (PR), com Peru, México e operadoras latinas nos EUA.
Já no caso da press trip, os dois comunicadores convidados do Chile e os três da Argentina passaram por atrativos de Florianópolis e, no Rio de Janeiro, participarão da abertura do evento. Eles também farão um passeio pelos estandes do Salão, onde terão contato com experiências brasileiras.
Afroturismo e povos tradicionais
Outra importante ação da Embratur é a participação na organização da área de afroturismo e povos tradicionais. A área contará com diversas entidades que atuam na pauta, com oficinas, bate-papo, cooking show, entre outras atividades. Na programação, será realizado o primeiro encontro do grupo de atores que compõem o segmento do afroturismo, como destinos, agências de turismo, startups e demais empreendimentos, com o objetivo de iniciar os trabalhos de fundação da Associação de Afroturismo do Brasil (AFB), com o apoio institucional da Embratur. Atualmente não há nenhuma entidade nacional que represente os interesses do segmento.
O objetivo é unir empresas e entidades em estratégias coordenadas para divulgar as experiências do segmento no Brasil e no exterior de forma mais efetiva e com maior alcance.
Rotas Amazônicas
O estande reservado para a Embratur no evento estará aberto para todo o trade. O espaço sediará, no sábado (10), a assinatura de uma parceria entre a Agência e o Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo que reúne os governos dos sete estados da Região Norte (Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins).
O documento oficializa as intenções de esforços mútuos entre Embratur e o RAI para promover destinos amazônicos no exterior. A iniciativa compõe a estratégia da Agência de internacionalizar os destinos e atrativos da região, como a abertura da Galeria Visit Brasil Amazônia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, prevista para novembro, além de outras ações envolvendo a região.
Outras ações
O presidente Marcelo Freixo participará da abertura do evento, no palco principal, com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino e outras autoridades. Na ocasião, o MTur lançará o Plano Nacional do Turismo.
A Embratur também estará presente em reuniões com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), além de participar de palestras do Núcleo do Conhecimento.
Outra ação importante da Agência será a atualização do Portal de Dados. O espaço que compartilha informações sobre o turismo internacional brasileiro, como entrada de turistas estrangeiros, jornada deles no Brasil, os gastos, entre outros, ganhará novos painéis e terá reformulação dos já existentes.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.