08/08/2024 – O Portal de Dados da Embratur ganhou quatro novos painéis com informações mais abrangentes e inéditas: percepção da imagem do turista no Brasil, operadores de turismo internacional, fretamento rodoviário internacional e mercado de trabalho no turismo. Além disso, os outros cinco documentos disponíveis no portal foram reformulados para dar mais visibilidade e ampliar os subsídios para o trade turístico. As novas ferramentas foram apresentadas, nesta quinta-feira (8), no Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro.
O anúncio do novo portal foi feito pelo gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, durante reunião com a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, destacou a importância do uso de dados e de inteligência na tomada de decisão e no desenvolvimento de estratégias eficientes para atrair os turistas internacionais.
“Pela primeira vez, a Embratur está investindo tanto em dados e inteligência. São esses estudos que permitem que as empresas do trade turístico e os governos, definam estratégias para promover os destinos. Para fazermos um projeto, melhorarmos um serviço, é preciso ter base, estudo. E o novo portal de dados serve pra isso. São dados públicos, com reconhecimento internacional, à disposição de todo o trade, para fortalecermos o turismo internacional no Brasil”, afirmou o presidente.
Novos painéis
Quem procurar o Painel de Dados da Embratur agora encontrará informações sobre turismo de negócios, fretamento rodoviário, números dos estados, imagem e reputação do Brasil, emprego no turismo, jornada dos turistas, insights de mercado, chegadas internacionais, receitas turísticas, malha aérea internacional e sustentabilidade. Em uma busca, é possível encontrar informações como o saldo de empregos em turismo de 2024, que é de 42.508.
Com dados da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a Embratur organizou diversas informações sobre fretamento rodoviário em um só lugar, como quantidade de bilhetes emitidos e as principais rotas usadas para chegar ao Brasil. O painel é atualizado com frequência e a busca pode ser ainda mais precisa, analisando os dados por ano, países ou estados de interesse.
Já o Market Insights é um documento elaborado pela Diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, por meio da Gerência de Mercados Internacionais em parceria com a área de inteligência, que traz um estudo detalhado sobre cada um dos principais emissores de turistas ao país, fluxos, perfil, ciclo de compra da viagem, entre outros dados. E o B2B, voltado para negócios, ajuda os agentes que vendem viagens ao Brasil a entenderem que o país possui opções de roteiros turísticos variadas, com muitas cidades com apelo turístico.
Para conhecer todos os painéis do Portal de Dados, acesse este link.
Inovação
O gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, também destacou a importância do uso de dados para a inovação no setor do turismo. Ele fez uma lista de várias ações do EmbraturLab e explicou que a inteligência de dados e a participação ativa do trade são fundamentais para apontar o melhor caminho no desenvolvimento de melhorias da experiência do turista e criação de novas formas de explorar o setor.
Entre os casos citados por Edivaldo estão o Rotas Literárias, passeio guiado por áudio e aplicativo de celular que apresenta trajetos do Rio de Janeiro relacionados a autores conhecidos da literatura brasileira. Outro é a parceria com o Google para digitalizar o trade. “Uma atuação integrada e de forma colaborativa é o caminho para acelerar a inovação no setor”, apontou.