09/08/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou, nesta sexta-feira (9), uma parceria com representantes estaduais de turismo da Região Norte para fortalecer, no mercado internacional, os destinos e as experiências turísticas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A estratégia do grupo Rotas Amazônicas Integradas (RAI) compreende a promoção do turismo na Amazônia com estruturação da malha aérea e produção de materiais de divulgação. O compromisso foi firmado durante a programação do Salão Nacional do Turismo, que segue até domingo (11) no Rio de Janeiro.
O lançamento da parceria entre a Embratur e o grupo, que reúne os governos dos sete estados da Região Norte, também permitirá a troca de conhecimento e boas práticas entre os atores estaduais relacionadas ao turismo sustentável, cultural e de eventos.
Na ocasião, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que a promoção internacional da Amazônia é uma prioridade e um pedido pessoal do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e que o turismo é o modelo econômico de desenvolvimento que pode garantir a prosperidade da região e a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.
“Temos uma prioridade hoje, uma missão dada pelo presidente Lula, que é olhar a Região Norte, olhar a Amazônia, e fazer com que o turismo seja um instrumento fundamental de geração de emprego e renda”, disse.
“Muitas vezes, a gente quer combater economias ilegais, e a gente só combate economia ilegal com economia legal, dando uma alternativa. Não temos dúvida de que o turismo é um grande motor da região para que a gente possa conseguir gerar emprego e renda. E a possibilidade de olhar como uma grande região, um trabalho integrado, é o melhor caminho. Queremos que toda a região possa ser visitada”, acrescentou Freixo.
O presidente da Embratur lembrou ainda que a Agência tem uma série de ações de promoção da Amazônia já planejadas para os próximos meses. “A gente quer contar com vocês para planejar juntos, pensar as ações juntos, para fazer com que a região seja prioritária. Nosso primeiro desafio agora é a campanha dos Estados Unidos. Em setembro, teremos uma Galeria Visit Brasil em Nova York só da Amazônia”, destacou.
Integrantes do RAI
Para o presidente da Amazonastur e do RAI, Ian Ribeiro, o protocolo demonstra “que o governo federal tem uma vontade ainda maior de desenvolver a Amazônia turisticamente”. “O mundo inteiro tem os olhos voltados para a Amazônia. Todos se importam, se preocupam, e nós sabemos que o turismo é uma forma de fonte de renda para a população local e que é sustentável”, afirmou.
“Essa sustentabilidade vai passar diretamente pelo turismo na nossa região. O norte do Brasil tem uma potencialidade turística gigantesca, que ainda é pouco explorada, ainda é pouco difundida. Essa ação demonstra que todos querem andar em conjunto, tanto os estados do Norte, que já haviam feito o grupo (RAI), e agora com o governo federal e a Embratur, que vai dar essa chancela, esse apoio, para que as pessoas saibam que a Amazônia é floresta, mas também é rio, culinária e cultura”, apontou Ribeiro.
Um dos idealizadores do RAI, o secretário adjunto de Turismo do Estado Pará, Lucas Torres, destacou a importância da união dos estados nortistas. “Juntos, somos mais fortes. Então, essa é a nossa expectativa, que a gente possa, junto com a Embratur, trabalhar e divulgar cada vez mais a região”, observou.
“O estado do Pará, particularmente, já vem trabalhando com a Embratur. Estamos com ações em Paris, na Casa Brasil. Também já estamos pensando a ação em Nova York, e eu acho que essa assinatura, hoje, vai consolidar esse trabalho da Região Norte como um todo para promover nossos estados, nossas potencialidades, cultura, culinária, junto com a Agência, e atingir o mercado que a gente quer, o norte-americano, o europeu, e assim trazer cada vez mais turistas para a nossa região”, acrescentou Torres.
Amazônia é prioridade
A Embratur tem trabalhado para divulgar os destinos brasileiros da Amazônia e fortalecer a conexão aérea com a região. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou que o plano de ações voltado à região amazônica é um pedido do presidente Lula e se tornou um dos eixos da Agência em 2024.
“Aproveitando os nossos números, o nosso recorde no primeiro quadrimestre de 2024, o valor das entradas de divisas internacionais no turismo que teve o melhor resultado da série histórica, vamos pensar na Amazônia como eixo das nossas ações. O presidente Lula nos cobrou um trabalho de promoção turística na região e a gente quer que, não só o Brasil visite a Amazônia, mas que o mundo venha visitar a Amazônia e nos ajude a preservar essa região”, declarou.
Em junho deste ano, Freixo se reuniu com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e apresentou diversas propostas de trabalho para a promoção internacional da Amazônia ainda em 2024. A Embratur irá ampliar a promoção do turismo de base comunitária e de natureza na região, e apresentou à equipe do Sebrae Nacional 54 sugestões que trazem a Amazônia como tema.
Entre as iniciativas estão Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com empresários da região amazônica; observatórios regionais com dados importantes para o setor como empregos, visitação, ocupação hoteleira e origem dos turistas; acordo entre a Agência e a Latam com a intenção de ampliar a conectividade aérea para a Amazônia e conteúdo sobre a região nos voos, além de ACT que estabelece um Fundo Constitucional com a Caixa Econômica Federal que promove o turismo de base comunitária na região amazônica.
Também em junho, a Agência assinou um protocolo de intenções com o grupo de empresários do Amazonas Cluster de Turismo, que tem como objetivo promover ações de divulgação internacional do Norte do país, em especial a Amazônia, e a troca de boas práticas turísticas e informações estratégicas para o fomento da região.
O Cluster é um coletivo de hotéis e hospedarias de pequeno e médio portes que se uniu para desenvolver ações em benefício do trade turístico e do turista que procura o turismo de selva no estado do Amazonas. Entre os empreendimentos há hotéis de floresta, flutuantes e pousadas urbanas.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.