RIO DE JANEIRO

Salão do Turismo: apresentação da Embratur no Fornatur destaca novo olhar sobre dados e mais proximidade com o trade

Encontro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo aconteceu no terceiro dia da 8ª edição do evento
Luiz Henrique Estevam/Embratur
O encontro ocorreu na tarde deste sábado (10) durante a 8ª edição do Salão Nacional do Turismo

10/08/2024 – O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, e o gerente de Inteligência de Dados da Agência, Fábio Montanheiro, apresentaram, durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) as ações e estratégias para promoção internacional dos destinos brasileiros para o segundo semestre de 2025 e para 2025. O encontro ocorreu na tarde deste sábado (10) durante a 8ª edição do Salão Nacional do Turismo.

O Salão Nacional do Turismo começou na última quinta-feira (8) e termina neste domingo (11). O evento reúne a maior quantidade de experiências e atrativos turísticos do Brasil apresentados por governos estaduais e municipais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional. São diversos estandes distribuídos em área de 40 mil m², e a expectativa é que a 8ª edição do salão reúna cerca de 120 mil visitantes.

A intenção da apresentação, conforme explicou Bruno Reis, é aproximar ainda mais a Embratur do trade turístico, promovendo o diálogo e fortalecendo a promoção internacional. Reis e Montanheiro destacaram a importância do dados disponibilizados pela Agência.
O gerente de dados da Agência já tinha anunciado, na sexta-feira (9), durante o encontro da reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), também no Salão Nacional do Turismo, os novos paineis do Portal de Dados da Embratur.

De acordo com Bruno Reis, um dos passos importantes da estratégia da Embratur nesse período é justamente uma mudança no olhar sobre os dados. “A gente sempre olha o emissor dentro do Brasil. Se for um italiano, por exemplo, temos que ter um olhar sobre esse turista no mundo. Para qual país estamos perdendo esses turistas?”, questionou. “A gente capta 27% do mercado paraguaio, mas outros, a gente fala de 0,1%, 0,4%. É importante olhar para o mercado concorrente. Como a Colômbia se posiciona para o mercado inglês, por exemplo, ou como o Peru se comporta com o mercado americano”, explicou.

Reis destacou, entre as ações da Agência, as campanhas publicitárias direcionadas que aconteceram este ano, que estão em curso e as planejadas. Em março, a Embratur fez uma campanha nos Estados Unidos voltada para o afroturismo, apresentando destinos diversos para turistas que buscam este segmento.

Em julho, no início da Olimpíada de Paris, teve início uma campanha em cinco países da Europa apresentando as práticas esportivas em destinos brasileiros. Há, ainda, uma campanha prevista para a América do Sul e outra para divulgar a Amazônia também nos EUA.

Dados e inteligência

Fábio Montanheiro, por sua vez, destacou a importância de o trade usar as novas informações do portal de dados da Agência para dar mais efetividade aos projetos e tomadas de decisão tanto nos governos municipais e estaduais quanto no setor privado. “Quero deixar um convite a todos vocês para que nos consultem sempre que precisarem. Todas as informações que precisarem, inclusive de previsibilidade”, disse. “Temos como levantar, por exemplo, o crescimento previsto de chegadas internacionais na semana em que São Paulo está recebendo um jogo dos Estados Unidos. Então, solicitem as informações. Nós disponibilizamos uma série de paineis de dados novos em comparação com os que já existiam de entrada de turistas e malha aérea internacional. O painel de chegadas ganhou mais informações, mais estatística e a provisão de chegada para os próximos quatro anos”, detalhou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, já tinha destacado o caminho que a Embratur está seguindo de proximidade com o trade turístico. “Quero dizer que a Embratur tem muitas ferramentas que podem ser utilizadas por todo o trade, press trip, famtour, os workshops, a promoção do Brasil nos mercados, mas é muito importante a elaboração conjunta, a participação conjunta, e não só uma boa prestação de contas. A possibilidade de a gente trabalhar juntos pensando em cada mercado, pensando em cada produção, pensando nos caminhos para fazer o Brasil crescer e se consolidar dentro desse movimento gerador de emprego e renda”, disse horas antes, durante o encontro do Conselho Nacional de Turismo (CNT).